sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O que são os Programas Trainees


     A maioria das pessoas já ouviu falar em programas trainees, mas muitas delas não sabem exatamente o que é. É um estágio? É um treinamento? É um emprego? Como funciona? Nesta coluna, você conseguirá entender o que realmente é um programa destes.
     Trainee não é um estágio, é um emprego de carteira assinada em que importantes empresas do cenário nacional e internacional se propõem a oferecer um treinamento para profissionais recém-formados visando no final que estes possam assumir uma função gerencial. As vantagens que a empresa vê é selecionar um candidato que não traz vícios anteriores de outras organizações e, também, a garra e a vontade que um profissional recém-formado possui para construir seu nome, sua carreira e gerar resultados.
   Destina-se a jovens que estão cursando ou recém-formados no ensino superior. Normalmente, as empresas procuram profissionais que têm a graduação concluída a no máximo dois ou três anos. É exigido que este profissional tenha fluência na língua inglesa, quando não é solicitado mais um idioma estrangeiro como requisito do processo seletivo.
   Pode-se dizer que é uma seleção diferenciada que uma empresa faz, pois ela está buscando profissionais que possam assumir funções estratégicas e de liderança dentro da sua organização. Por isso, o processo seletivo é bastante longo e rígido.
    O método utilizado para selecionar este tipo de profissional é diferente do usual. A concorrência é grande e muitos são os que querem conquistar um cargo de trainee.  Então, o processo seletivo possui várias etapas e todas são eliminatórias. Em primeiro lugar, é avaliado o currículo on-line que o candidato cadastra nos sites dos programas. Após esta etapa, as empresas aplicam provas on-line que, normalmente, são de lógica, conhecimento gerais, português e inglês. Aqueles aprovados nesta etapa vão para dinâmicas de grupo. Os sobreviventes desta fase são orientados a resolver um case e apresentá-lo no final. A próxima etapa é o painel, onde os candidatos preparam um material solicitado pela empresa para apresentação no dia da entrevista com os gestores. A entrevista com os gestores é a etapa final antes do encerramento do processo. É óbvio que existem variações dentro deste processo, mas em geral é este o caminho seguido pelas organizações na hora de selecionar seus trainees.
     Após a contratação, o programa tem duração média de 6 meses a 2 anos. O trainee passa por várias áreas da companhia, participando de projetos diferentes, trabalhando com equipes diversas e realizando tanto tarefas operacionais quanto mais estratégicas na liderança de um projeto. Isto permite que ele desenvolva uma visão geral do negócio, passando a entender um pouco de tudo e podendo compreender melhor as necessidades de fornecedores e clientes.
      Nesse período, a empresa passa avaliando o desempenho do trainee para no final efetivá-lo em uma função gerencial, procurando alocá-lo na área em que se sair melhor e que tem mais competência para realizar um bom trabalho. Por esta avaliação ser constante, é preciso que o trainee se esforce e procure estar sempre melhorando e se aprimorando.
     As vantagens em participar deste tipo de programa é que você inicia a sua carreira desenvolvendo competências importantíssimas, agrega uma empresa de valor em seu currículo e obtém um salário melhor do que aquele que conseguiria pelos canais normais. E, o mais importante, ganha a oportunidade de crescimento que levaria anos para conquistar entrando na organização pelo meio comum. Por isso, aproveite o segundo semestre que é quando estes programas se iniciam para buscar esta oportunidade única em sua carreira.



Um comentário:

  1. Na minha opinião, a melhor maneira de "entrar pela porta da frente" em uma empresa. As pessoas recém formadas deveriam saber mais sobre esses programas. Bem que eu queria saber na época...

    ResponderExcluir