segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Criando Necessidades como Steve Jobs


                 Sei que o tema Steve Jobs foi meio batido há dez meses, quando este veio a falecer. Foram muitas as reportagens, crônicas, matérias e livros sendo lançados a este respeito. Porém, faz pouco mais de um mês que eu resolvi ler o livro biografia escrito por Walter Issacson (Steve Jobs por Walter Isaacson).
                Para minha surpresa, me peguei super entretida com o livro. Foi daqueles que a gente acaba dormindo mais tarde, porque quer ler mais um pouquinho, quer saber o que aconteceu depois, sabe? É um livro que retrata toda a sua trajetória empresarial, tanto seus sucessos quanto seus fracassos. Permite-nos conhecer um pouco de sua personalidade, o que para mim, psicóloga, é de extremo interesse. É possível conhecer seu lado luz e seu lado sombra, tanto os seus pontos positivos quanto aqueles negativos.
                Mas, uma questão durante a leitura me marcou bastante e é isto que eu quero dividir com vocês hoje. Para quem leu a coluna na semana passada, é uma pimentinha que quero introduzir nos pensamentos dos leitores.  Steve Jobs falava que se tratando de tecnologia os clientes nem sabem que precisam de alguma coisa.
                Foi assim que ele foi criando necessidades ao criar o Iphone, Ipod e Ipad. Nós nem sabíamos que “precisávamos” ter mais de mil músicas em um pequeno aparelho portátil. Nós não imaginávamos como ter acesso à internet em qualquer lugar que estivéssemos fosse tão importante. Ou então, que o modo de leitura ia ser revolucionado desta forma com os tablets.
                 Mas, e o que isto tem haver com o mundo corporativo? TUDO! Eu me pergunto: Será que é só na área de tecnologia que os clientes não sabem do que precisam? Será que é preciso inovar e criar algo diferente somente neste campo? Será que os clientes sabem todas as necessidades que tem? E se sabem, será que conhecem as soluções? Será mesmo que na natureza nada se cria, tudo se copia?
                Eu acredito que em qualquer área que estamos atuando devemos usar a nossa criatividade para fazer diferente. É preciso pensar que qualquer empresa deve ter os seus diferenciais para satisfazer as necessidades de seus clientes. É preciso parar de copiar e começar a transformar.
                Se pensarmos, por exemplo, nos processos seletivos. É sabido que as empresas estão com grande necessidade deste serviço, pois o mercado está contratando muito. Porém, o que eu escuto é que nem sempre esses processos feitos do modo convencional são efetivos. Será que aquela pessoa que inventar uma nova forma mais efetiva de realizar um processo seletivo não atrairá mais clientes e criará uma nova necessidade neste mercado? Algo até então não pensando e imaginado.
                Vamos botar a cabeça para funcionar e pensar em como inovar em nossas áreas de atuação. Como eu posso fazer diferente? Como eu posso transformar o meu trabalho em algo inovador? O que fazer para satisfazer cada vez mais clientes, sejam internos ou externos? Plante as pimentinhas ao seu redor e colha diferenciais competitivos.



2 comentários:

  1. Oi! Érica!
    Parabéns por sua matéria. Realmente necessitamos repensar nossos processos e inventarmos formas diferente de fazer as coisas.
    Se quisermos nos destacar, se quisermos alcançar o sucesso mais rápido, não podemos continuar fazendo o que todo mundo faz e do mesmo jeito.

    Parabéns e sucesso!

    Um abraço!
    Vilson, meu site pessoal: http://vilsonduarte.webnode.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria. Gostaria apenas de fazer um comentário. Steve Jobs criou desejos. Necessidade, seria de ter um celular.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir