Sei que o
tema Steve Jobs foi meio batido há dez meses, quando este veio a falecer. Foram
muitas as reportagens, crônicas, matérias e livros sendo lançados a este
respeito. Porém, faz pouco mais de um mês que eu resolvi ler o livro biografia
escrito por Walter Issacson (Steve Jobs por Walter Isaacson).
Para minha
surpresa, me peguei super entretida com o livro. Foi daqueles que a gente acaba
dormindo mais tarde, porque quer ler mais um pouquinho, quer saber o que
aconteceu depois, sabe? É um livro que retrata toda a sua trajetória
empresarial, tanto seus sucessos quanto seus fracassos. Permite-nos conhecer um
pouco de sua personalidade, o que para mim, psicóloga, é de extremo interesse.
É possível conhecer seu lado luz e seu lado sombra, tanto os seus pontos
positivos quanto aqueles negativos.
Mas, uma
questão durante a leitura me marcou bastante e é isto que eu quero dividir com
vocês hoje. Para quem leu a coluna na semana passada, é uma pimentinha que
quero introduzir nos pensamentos dos leitores.
Steve Jobs falava que se tratando de tecnologia os clientes nem sabem
que precisam de alguma coisa.
Foi assim que
ele foi criando necessidades ao criar o Iphone, Ipod e Ipad. Nós nem sabíamos
que “precisávamos” ter mais de mil músicas em um pequeno aparelho portátil. Nós
não imaginávamos como ter acesso à internet em qualquer lugar que estivéssemos
fosse tão importante. Ou então, que o modo de leitura ia ser revolucionado
desta forma com os tablets.
Mas, e o que isto tem haver com o mundo
corporativo? TUDO! Eu me pergunto: Será que é só na área de tecnologia que os
clientes não sabem do que precisam? Será que é preciso inovar e criar algo
diferente somente neste campo? Será que os clientes sabem todas as necessidades
que tem? E se sabem, será que conhecem as soluções? Será mesmo que na natureza
nada se cria, tudo se copia?
Eu acredito
que em qualquer área que estamos atuando devemos usar a nossa criatividade para
fazer diferente. É preciso pensar que qualquer empresa deve ter os seus
diferenciais para satisfazer as necessidades de seus clientes. É preciso parar
de copiar e começar a transformar.
Se pensarmos,
por exemplo, nos processos seletivos. É sabido que as empresas estão com grande
necessidade deste serviço, pois o mercado está contratando muito. Porém, o que
eu escuto é que nem sempre esses processos feitos do modo convencional são
efetivos. Será que aquela pessoa que inventar uma nova forma mais efetiva de
realizar um processo seletivo não atrairá mais clientes e criará uma nova
necessidade neste mercado? Algo até então não pensando e imaginado.
Vamos botar a
cabeça para funcionar e pensar em como inovar em nossas áreas de atuação. Como
eu posso fazer diferente? Como eu posso transformar o meu trabalho em algo
inovador? O que fazer para satisfazer cada vez mais clientes, sejam internos ou
externos? Plante as pimentinhas ao seu redor e colha diferenciais competitivos.
Oi! Érica!
ResponderExcluirParabéns por sua matéria. Realmente necessitamos repensar nossos processos e inventarmos formas diferente de fazer as coisas.
Se quisermos nos destacar, se quisermos alcançar o sucesso mais rápido, não podemos continuar fazendo o que todo mundo faz e do mesmo jeito.
Parabéns e sucesso!
Um abraço!
Vilson, meu site pessoal: http://vilsonduarte.webnode.com/
Parabéns pela matéria. Gostaria apenas de fazer um comentário. Steve Jobs criou desejos. Necessidade, seria de ter um celular.
ResponderExcluirAbraço e sucesso.