terça-feira, 31 de julho de 2012

Pensamentos Pimentas


                     Estou lendo, atualmente, o último livro lançado por Rubem Alves. Para quem não conhece, é um dos escritores mais famoso do Brasil. Ele é pedagogo, poeta, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros e psicanalista. O nome desta obra é Pimentas – para provocar um incêndio, não é preciso fogo.
                Segundo o livro, “Pimentas são frutinhas coloridas que têm poder para provocar incêndios na boca. Pois há ideias que se assemelham às pimentas: elas podem provocar incêndios nos pensamentos. Mas, para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa. Um único pensamento-pimenta...”.
                Para mim, um pensamento pimenta é aquele transformador: é aquele capaz de nos fazer refletir, ter ideias novas e ações diferenciadas. É o pensamento que faz reacender aquela brasa, aquela chama que ainda existe viva dentro de nós, esperando a oportunidade para se manifestar e avivar.
                Esta ideia de causar incêndios nos pensamentos me faz recordar muito o Coaching. O profissional Coach é um soprador de brasas. Ele estimula os pensamentos pimentas em seu cliente. Durante o processo, começa-se a pensar além do nosso usual, vislumbramos as nossas possibilidades e potenciais e passamos a ter ações mais efetivas. Este é o grande aprendizado do Coaching e é por isso que ele é tão transformador na vida pessoal e profissional de quem o vivencia.
                Muitas vezes caímos na armadilha de observar as coisas e ver sempre o mesmo, fazer tudo igual toda vez. Tal fato é muito prejudicial para o nosso desenvolvimento e para a nossa criatividade. Os nossos pensamentos passam a ser insossos e repetitivos, deixando a nossa chama apagada.
                Experimente temperar a sua vida com esta especiaria picante e saborosa. Saiba aproveitar estes momentos de incêndio, deixando a calmaria e a estabilidade de lado para poder expandir o seu mundo. São os pensamentos pimentas que nos movem em direção aos nossos objetivos, sonhos, felicidade e sucesso.


Um comentário:

  1. Muito bom! Os autores que escrevem sobre Aprendizagem dominam sobre esse a questão de estimular pessoas e, especialmente em ser um "soprador de brasas".

    ResponderExcluir