sexta-feira, 20 de julho de 2012

Perguntas Mais Frequentes em uma Entrevista


               Entrevistas não têm um roteiro pronto, fixo e que todos os entrevistadores usam. Mas, existem, sim, algumas perguntas recorrentes em praticamente todas as entrevistas. A ideia de hoje é podermos conversar sobre os principais questionamentos feitos em um processo de seleção. Não há uma resposta certa ou única para cada pergunta, mas existem algumas indicações do melhor caminho para respondê-las.
                Por que você saiu da empresa “X”? Não é preciso mentir, porém evite falar mal da empresa ou do chefe. Pode até dizer que tinha dificuldades de relacionamento com o chefe, mas não se aprofunde. Se estiver trabalhando atualmente e a sua busca é por trocar de empresa, uma boa resposta é falar que não está mais aprendendo na função e está procurando novos desafios.
                Qual o seu planejamento de carreira? Os seus planos para daqui a 5 anos? Tenha claro para você os seus planos e ficará fácil falar disso. O entrevistador aqui não quer só saber os estudos que você pretende fazer, mas também na prática quais são os seus planos. A expectativa é nem alguém estagnado, que não tem ambição de crescimento, mas também não alguém que tem um plano de carreira que não condiz com a empresa.
          Quais são os seus pontos positivos e os pontos a melhorar? Além de citar as características, é interessante complementar com exemplos reais que mostrem essas competências se manifestando no seu cotidiano. Lembre-se de escolher características positivas que sejam marcantes e significativas. Dizer que é pontual e responsável são na verdade requisitos básicos para qualquer vaga, nem podem ser chamados de qualidades especiais. Já no que se refere aos pontos a melhorar, diga uma característica, como ela se manifesta e o que você está fazendo para superar isso.
               Já se a pergunta for “Por que você está há tanto tempo sem emprego?” seja sincero. Diga se viajou, estudou, cuidou da empresa da família, estava envolvido com problemas familiares ou se passou por algumas seleções que não deram certo. O importante é ter claro que quando houver essas brechas de tempo entre uma empresa e outra, é interessante que o seu desenvolvimento continue. Por isso, não deixe de estudar e se especializar nestes períodos.
              Por que você quer trabalhar em nossa empresa? Esta pergunta é muito frequente, mas dificilmente bem respondida. Por isso, antes de ir a qualquer entrevista faça o tema de casa: pesquise sobre a empresa, olhe o site institucional e notícias sobre a mesma. Só assim você poderá dar uma resposta consistente para esta pergunta. Você se identifica com os valores da empresa, quais são eles? Você quer trabalhar em uma empresa que está crescendo 20% ao ano?
       Por que devemos contratá-lo? O ideal neste tipo de perguntar é responder como você poderá contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa, não o contrário. Quando o selecionador faz este tipo de pergunta, não quer saber como a empresa pode contribuir para o SEU desenvolvimento.
            É importante salientar que assim como não existem perguntas prontas e pré-definidas, também não existem respostas. Tudo depende do que o profissional a frente do processo seletivo está buscando para a sua empresa, isto se refere tanto aos aspectos técnicos quanto as características comportamentais. Por isso, ser você mesmo é sempre o mais importante! A entrevista não é algo a ser temido, encare-a como uma oportunidade para mostrar quem você é e os seus pontos fortes. É uma conversa entre duas pessoas, mas não esqueça que está sendo avaliado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário