Os Babyboomers
são aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, durante a segunda guerra
mundial. Possuem este nome, pois houve um incremento da taxa de natalidade no
pós-guerra. Em tradução livre, Babyboomers quer dizer “explosão de bebês”. É
uma geração que viu o surgimento da televisão e é considerada mais estável,
madura em suas decisões e fiéis a marcas. São céticos em relação à autoridade,
independentes, transformadores, têm foco no curto prazo, trabalham bem sob
pressão e priorizam o trabalho.
Já a geração X
se caracteriza por serem filhos dos Babyboomers. Nasceram nos anos 60 até o final dos 70. Revelaram comportamentos
mais rebeldes para a sua época em sua adolescência, como sexo antes do
casamento, pouco respeito pelos pais e não acreditar em Deus. Procuram manter
sua individualidade, mas não querem perder o convívio com o grupo. Suas
preferências são por produtos de qualidade, lutam por seus direitos e querem
liberdade. Buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são centrados,
empreendedores, independentes, gostam de desafios e trabalham bem em equipe.
A geração Y
refere-se às pessoas nascidas nos anos 80 até meados dos anos 90. É a primeira
geração a crescer com a internet. Nasceram quando o mundo estava se
transformando em uma grande rede global. Estão acostumados com mobilidade de
comunicação e obtenção de informação instantânea. Caracterizam-se por buscar sempre
inovação, sendo fiéis a isso e não a marcas. Tem um perfil multitarefas: falam
ao telefone, ao mesmo tempo em que digitam uma mensagem e assistem televisão.
Isto faz com que sejam assim no ambiente corporativo também: questionadores,
ansiosos, rápidos e impacientes. Possuem visão holística, precisam de
reconhecimento, desejam crescimento rápido, são imediatistas, informais,
autônomos, individualista e dão muito valor a sua vida pessoal.
E, agora,
mais recentemente, fez-se a classificação da geração Z. O Z vem de Zapear. Fazem
parte desta geração os jovens nascidos a partir 1994. Estão sempre preocupados
com conectividade. Esta nova geração passou a ficar constantemente disponível e
conectada através de dispositivos móveis, diferentemente da geração anterior
que se conectava somente através de um computador. A geração Z dispõe de todos esses
dispositivos em equipamentos portáteis que não os prendem mais a lugar nenhum. TV, videogame, som, celular, internet estão
disponíveis e sempre com eles. É um grupo que se preocupa bastante com questões
de responsabilidade social e meio ambiente. Vivem em função de inovações, são multitarefas
e nativos digitais.
É
interessante conhecer esta classificação, pois ela nos dá ideias de como
determinada geração se comporta: qual o seu perfil, como funcionam no mercado
de trabalho, como compram, ... Porém, é muito importante ter em mente que não
se pode colocar um rótulo taxativo, é apenas um norte. Os especialistas em
gestão organizacional estão atentos a estas divisões, pois auxiliam no
planejamento estratégico de uma organização, propiciando a possibilidade das
empresas estarem preparadas para receber essas gerações no seu dia a dia de
trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário