quinta-feira, 5 de julho de 2012

As Diferentes Gerações

                Desde o século passado, passou-se a classificar as pessoas por suas gerações no que se refere a uma época específica. É mais viável desta forma, visto que classificar por idade ou renda, por exemplo, é algo mutável. Existem, atualmente, quatro gerações atuantes no mercado de trabalho: Babyboomers, Geração X, Geração Y e Geração Z.
                Os Babyboomers são aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, durante a segunda guerra mundial. Possuem este nome, pois houve um incremento da taxa de natalidade no pós-guerra. Em tradução livre, Babyboomers quer dizer “explosão de bebês”. É uma geração que viu o surgimento da televisão e é considerada mais estável, madura em suas decisões e fiéis a marcas. São céticos em relação à autoridade, independentes, transformadores, têm foco no curto prazo, trabalham bem sob pressão e priorizam o trabalho.
                Já a geração X se caracteriza por serem filhos dos Babyboomers. Nasceram nos anos 60  até o final dos 70. Revelaram comportamentos mais rebeldes para a sua época em sua adolescência, como sexo antes do casamento, pouco respeito pelos pais e não acreditar em Deus. Procuram manter sua individualidade, mas não querem perder o convívio com o grupo. Suas preferências são por produtos de qualidade, lutam por seus direitos e querem liberdade. Buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são centrados, empreendedores, independentes, gostam de desafios e trabalham bem em equipe.
            A geração Y refere-se às pessoas nascidas nos anos 80 até meados dos anos 90. É a primeira geração a crescer com a internet. Nasceram quando o mundo estava se transformando em uma grande rede global. Estão acostumados com mobilidade de comunicação e obtenção de informação instantânea. Caracterizam-se por buscar sempre inovação, sendo fiéis a isso e não a marcas. Tem um perfil multitarefas: falam ao telefone, ao mesmo tempo em que digitam uma mensagem e assistem televisão. Isto faz com que sejam assim no ambiente corporativo também: questionadores, ansiosos, rápidos e impacientes. Possuem visão holística, precisam de reconhecimento, desejam crescimento rápido, são imediatistas, informais, autônomos, individualista e dão muito valor a sua vida pessoal.
                E, agora, mais recentemente, fez-se a classificação da geração Z. O Z vem de Zapear. Fazem parte desta geração os jovens nascidos a partir 1994. Estão sempre preocupados com conectividade. Esta nova geração passou a ficar constantemente disponível e conectada através de dispositivos móveis, diferentemente da geração anterior que se conectava somente através de um computador. A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos portáteis que não os prendem mais a lugar nenhum. TV, videogame, som, celular, internet estão disponíveis e sempre com eles. É um grupo que se preocupa bastante com questões de responsabilidade social e meio ambiente. Vivem em função de inovações, são multitarefas e nativos digitais.
                É interessante conhecer esta classificação, pois ela nos dá ideias de como determinada geração se comporta: qual o seu perfil, como funcionam no mercado de trabalho, como compram, ... Porém, é muito importante ter em mente que não se pode colocar um rótulo taxativo, é apenas um norte. Os especialistas em gestão organizacional estão atentos a estas divisões, pois auxiliam no planejamento estratégico de uma organização, propiciando a possibilidade das empresas estarem preparadas para receber essas gerações no seu dia a dia de trabalho.



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