domingo, 10 de março de 2013

Home Office: Sonho ou Pesadelo?


                Muitas pessoas fantasiam com a ideia de trabalhar em casa. Pensam que poderão ganhar qualidade de vida, flexibilidade de horários e controle de sua própria rotina. Será que trabalhar em casa é mesmo tudo isso? Será que qualquer pessoa pode trabalhar no sistema home office?
                Hoje já existem ao redor de 4 milhões e 500 mil pessoas trabalhando em casa no Brasil. Existe a possibilidade de você poder trabalhar em casa sendo autônomo, empresário ou funcionário de uma empresa. Foi visto que para uma empresa ter funcionários trabalhando em casa pode aumentar a produtividade, além de reduzir os custos da operação, já que se economiza em vale transporte, energia e reduz o número de atrasos.
                Ao conversar com algumas pessoas que trabalham nesse sistema, além de leituras que realizei, pude constatar que trabalhar em casa tem benefícios como: flexibilidade, conveniência e controle sobre a rotina. A pessoa evita pegar ônibus lotado, trânsito e engarrafamentos. É possível conciliar o tempo para o lazer e para a prática de esportes com o trabalho. Além disso, você consegue determinar um ritmo de trabalho mais coerente, reduzindo o estresse e aumentando a sua qualidade de vida. Esta vai desde número menor de reuniões inúteis, não ter interrupções dos colegas a até mesmo a maior participação na educação dos filhos e uma alimentação mais saudável.
                Obviamente não são tudo flores. Trabalhar em casa pode se tornar um pesadelo se você não tiver organização, comprometimento e disciplina. É importante estabelecer uma rotina e um horário de trabalho e seguir com disciplina e foco a sua determinação. O home office se adapta para pessoas que tem habilidade para se autogerenciar eficazmente. De outra maneira, você pode acabar se distraindo com os afazeres domésticos, com a televisão, e não fazer o que realmente precisa para o seu trabalho. É um grande desafio!
                Existem quatro tipos de perfis que, segundo a revista Exame, não se adaptam ao estilo home office: muito jovens ou recém-contratados, workaholics, acomodados ou indisciplinados e aqueles que precisam de interação com os colegas. Os recém-contratados precisam conhecer a rotina da empresa antes de partir para o sistema em casa, além disso, os mais jovens precisam conhecer como é a rotina de trabalhar dentro de uma organização para depois passar a trabalhar em casa. Os workaholics, obviamente, não saberão a hora de parar de trabalhar e cuidar de sua vida pessoal. Os acomodados e indisciplinados não terão a disciplina e o foco necessário para obter um bom rendimento nessa modalidade. E o pessoal que precisa maior interação com os colegas pode adotar um trabalho parte em casa e parte no escritório para realizar-se pessoal e profissionalmente.
                É importante você reservar um espaço adequado para o seu escritório em casa. Ter um ambiente iluminado e confortável facilita. Longe de ruídos e interrupções da família. Além disso, é importante manter a rotina de acordar cedo e vestir uma roupa de trabalho como se fosse trabalhar fora para se sentir realmente produzindo.
                Existem dois principais sabotadores do home Office, que são: os atrativos para distrair e tirar uma folga disponíveis 100% do tempo e o risco de trabalhar demais. Lembre-se: você é o seu chefe, por isso, você depende dos seus próprios resultados. É preciso que o seu rendimento e produtividade sejam iguais ou superiores do que o trabalho dentro da empresa. Algumas mulheres relataram que os filhos são um grande distrator e o apoio da família acaba sendo fundamental para compreender e ajudar.
                Gostaria de agradecer ao grupo Mulheres Empreendedoras no Facebook que contribui com suas percepções de trabalhar em casa para esta coluna.

Um comentário:

  1. Estou inteiramente de acordo com o texto. Pode ser ótimo ou um pesadelo trabalhar em casa. Dependerá do perfil do indivíduo. Cada dia teus textos estão melhores!

    ResponderExcluir