segunda-feira, 4 de março de 2013

A Motivação e o Comportamento Humano


     Motivação vem do latim “motivus” que significa aquilo que movimenta, que faz andar.  É o que faz as pessoas agirem, é aquela força interna que faz fazer, mesclada de razão e emoção que se concentram para alcançar algo, um propósito. Dentro das organizações podemos definir uma pessoa motivada como aquela que usualmente demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza.
     O comportamento humano é orientado para a busca de prazer e satisfação, evitando a dor e o sofrimento, para a realização de objetivos. Assim, se obrigarmos as pessoas a realizarem determinadas atividades, elas estarão reagindo à pressão e fazendo somente por obrigação. Entretanto, caso estejam motivadas, realizam a atividade com prazer, e, consequentemente, com eficiência. O seu desempenho é superior.
     Nossas escolhas são influenciadas pelos nossos valores e como vemos o mundo e, por isso, a motivação é subjetiva e individual. O que motiva a mim, não é mesma coisa que motiva a você por sermos seres únicos.
     O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, dependendo tanto de fatores internos (características de personalidade, capacidade de aprendizagem, percepção do ambiente, emoções, valores, etc.) quanto de externos (ambiente, características organizacionais, sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas, trabalho em equipe, etc.).
     Alguns fatores que costumam motivar as pessoas dentro de uma empresa são: realização, reconhecimento, trabalho desafiante, maior responsabilidade, crescimento e desenvolvimento. Quando estes fatores são atendidos geram satisfação, quando não o são, existe uma grande chance de acarretar em desmotivação. O ser humano precisa enxergar possibilidade de exercitar suas habilidades ou desenvolver suas aptidões dentro da organização onde está inserido para se sentir motivado.
     Existem outros fatores que geram insatisfação dentro das empresas, como: política administrativa, lideranças, condições de trabalho, salário e relações interpessoais. Estes não produzem motivação em si, mas se não estiverem sendo oferecidos criam insatisfação e impedem um bom desempenho laboral.
     A maioria das empresas parte do princípio de recompensar o que está correto e punir o incorreto no comportamento dos seus colaboradores. Entretanto, é importante observar que recompensar os comportamentos positivos com um valor financeiro se torna inviável, por exemplo. A pessoa acaba incorporando aquilo como natural depois de um tempo e não enxerga mais como uma recompensa, passa a ser parte integrante dos seus benefícios. E aí para haver manutenção da motivação vai ser sempre preciso aumentar o valor, tornando-se inviável para a empresa.
     Por isso, a organização precisa ver a motivação como o processo onde ela provê todos os meios necessários para que o trabalhador realize-se através de seu trabalho e possa alcançar a felicidade no sentido de equilíbrio saudável através do mesmo. É fundamental ceder espaço para que a pessoa enxergue um propósito no trabalho que está exercendo e seja reconhecida por isso, para que sua motivação esteja a pleno e o seu desempenho em um ótimo nível.



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