quinta-feira, 21 de março de 2013

Conflito e Negociação


                Conflito só pode ser definido como tal quando há a percepção de alguém que o conflito existe. No momento em que uma pessoa se dá conta que a outra parte o afeta ou pode afetar de modo negativo algo importante para ela. Dentro das organizações o conflito engloba: incompatibilidade de objetivos, diferenças de interpretações dos fatos, desacordos, expectativas não atendidas, entre outros.
                A maioria das pessoas tende a encarar o conflito como algo ruim, porém as teorias mais modernas defendem o lado positivo e construtivo do conflito. Ele pode afetar positivamente no desempenho e até mesmo ser considerado absolutamente necessário para a performance eficaz de uma equipe. Algumas teorias defendem até mesmo que o conflito deve ser encorajado em um nível mínimo dentro das organizações para que o grupo permaneça ativo, autocrítico e criativo.
                A classificação mais adequada para um conflito é se ele é funcional ou disfuncional. Os funcionais são construtivos e apoiam o crescimento e desempenho do grupo. Os disfuncionais atrapalham essa performance. Os conflitos de tarefa (objetivo do trabalho e seu conteúdo) e os de processo (como o trabalho é realizado), normalmente, são positivos quando em um nível baixo, pois estimula a discussão de ideias e ajuda a equipe a produzir melhores resultados. Entretanto, os de relacionamento são prejudiciais, impedindo o bom desempenho e a realização das tarefas.
                Algumas empresas, inclusive, têm trabalhado em modelos que estimulam os conflitos funcionais. Por exemplo, a Walt Disney Company realiza reuniões espontâneas e sem regras com a intenção de criar atritos que podem gerar novas e mais criativas ideias. A IBM tem um sistema formal em que os colaboradores podem questionar seus superiores sem sofrerem punições.
                A arte de negociar se torna ainda mais importante em um mundo em que se está enxergando que o conflito é necessário. A habilidade de negociação é utilizada a cada momento em sua vida. Quando você negocia suas férias com o seu chefe, quando seu colega solicita um novo prazo de entrega, quando o fornecedor barganha um novo prazo, entre outros. Atualmente, é preciso trabalhar em equipe dentro das organizações e, por isso, esta competência se torna fundamental.
                É preciso estimular a ocorrência mais frequentemente da negociação que valoriza que ambas as partes ganhem (uma não precisa perder para que a outra se sinta vitoriosa). Ela é mais complexa e mais rara nas organizações, pois exige franqueza e retidão dos envolvidos, além de se preocuparem e serem sensíveis às necessidades do outro, bem como terem confiança mútua e serem flexíveis.
                Veja se consegue da próxima vez enxergar o conflito por outro ângulo. Não existe mudança sem crise. Não existe ideia inovadora e criativa sem questionamento e oposição. Não há processos melhores quando não se pergunta como fazer de forma excelente. Aproveite o conflito para crescer, evoluir e performar ainda melhor.

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