segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As Seis Necessidades Humanas


A Psicologia das 6 necessidades humanas foi elaborada por Anthony Robbins, coach, comunicador e escritor americano. Seu objetivo foi melhorar a qualidade de vida das pessoas ao identificar as suas necessidades essenciais. Seguem abaixo as 6 necessidades descritas por ele:

1.       Certeza e Conforto: Esta necessidade retrata a tendência do ser humano de evitar a dor e obter prazer, preferindo permanecer seguro e confortável a enfrentar a mudança e o desconhecido. Ter uma vida que possamos minimamente controlar dá uma sensação de segurança e é sobre isso que esta necessidade fala. Manifesta-se claramente quando permanecemos em um emprego que não nos satisfaz mais, mas temos medo de enfrentar o mercado do trabalho. Também podemos identificá-la quando se mantém um relacionamento amoroso já falido.
2.       Incerteza e Variedade: Pode parecer antagônico, mas retrata a necessidade do indivíduo de ter sempre novidades e surpresas em sua vida para gerar motivação e entusiasmo. Exemplos são viagens, novo emprego, novo relacionamento, estudar algo diferente, etc.
3.     Significância e Importância: As pessoas precisam se sentir únicas, diferentes, importantes e exclusivas. Esta necessidade pode se manifestar através do dinheiro, poder e fama.
4.       Conexão e Amor: É preciso se sentir parte, incluído, amado. Para exemplificar, estão aquelas pessoas que se utilizam de uma doença para se sentirem assim. Outra forma mais positiva de expressão desta necessidade é ter um filho, símbolo do amor incondicional.
5.       Contribuição: É quando se faz algo para o meio sem esperar nada em troca. É a necessidade de dar, ajudar, servir e fazer a diferença na vida do outro. É se realizar através da realização do outro. É necessário um esforço maior para a satisfação desta necessidade, mas o seu retorno é fantástico. Exemplos são as ações para ajudar os mais necessitados, como também o auxílio a um amigo ou familiar ou deixar um legado através de um livro.
6.       Crescimento: É mudar, expandir e melhorar. É extremamente opcional, pois envolve sair da zona de conforto, fazer coisas que não estamos acostumados a fazer e, por isso, pode trazer certa “dor”, esforço. Queremos crescer nas relações, carreira, família, dinheiro, saúde, emocional...

                Essas necessidades retratam a busca do ser humano pela felicidade. Cada pessoa expressa e satisfaz essas necessidades de maneiras diferentes: existem maneiras construtivas, neutras e destrutivas. A forma que cada um escolhe para manifestá-las irá fazer a diferença nos resultados que irá produzir para a sua vida. É preciso escolher um jeito mais harmonioso de satisfazer essas necessidades essenciais, seja mudando nossas percepções diante das situações que aparecem ou tendo ações mais positivas e assertivas.
                O objetivo de Anthony Robbins com a constatação dessas necessidades foi melhorar a qualidade de vida. Identificando qual necessidade estamos buscando satisfazer com as nossas ações e comportamentos, podemos ver se estamos procurando essa saciedade de uma forma positiva ou negativa para nós mesmos. Espero que com este artigo cada um possa pensar um pouco sobre suas ações e fazer mudanças positivas em sua vida.



Um comentário:

  1. Oi! Érica
    Excelente! Como sempre, Você tem escrito e postado excelente artigos.
    Um abraço!
    Vilson >>> http://vilsonduarte.webnode.com/

    ResponderExcluir