quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Planejamento de Carreira


                Durante a semana passada realizei em parceria com a psicóloga Gessieli Haussen um curso sobre Planejamento de Carreira. O curso teve duração de duas noites. O objetivo era que os participantes pudessem fazer uma reflexão sobre si mesmo, seus talentos e pontos fracos, sobre a sua trajetória e de que forma isso tudo influi em suas escolhas profissionais. Após isso, identificaram-se os objetivos de carreira futuros, o como chegar lá e algumas estratégicas para facilitar o caminho. Tivemos uma turma agradável e motivadora, o que tornou o curso ainda mais produtivo e eficaz. Ao longo dessas duas noites, os próprios participantes foram chegando a algumas conclusões bastante interessantes. Gostaria de dividir algumas delas com vocês.

  • Você pode procurar o curso independente do motivo que seja, pois ele é feito para todos e é importante para qualquer área de atuação ter o seu próprio planejamento de carreira. Tivemos participantes empresários que gostariam de focar o futuro de sua empresa. Outros gostariam de crescer dentro da empresa em que estão inseridos, mas precisam desenvolver algumas competências e não sabem como. Ainda houveram aqueles que estavam dentro de uma organização e apesar de não estarem satisfeitos, não sabiam o que queriam. Houveram participantes que gostariam de abrir o seu negócio próprio e precisavam de um empurrãozinho para que isso pudesse realmente acontecer. Além disso, também tivemos a participação de alguns que estavam recém-formados ou próximos a se formar e não sabiam bem o que fazer após este período: antes eu era estudante, agora eu sou o que? Faço o que?
  • Algumas pessoas ao pensarem sobre os principais marcos em suas carreiras, os acontecimentos mais importantes em suas vidas que influem na profissão que tem hoje, relembraram os seus tempos de faculdade e quais eram os seus sonhos e desejos então. Este é um exercício muito interessante de se fazer. Parar e pensar no início da nossa trajetória profissional: quais eram os meus sonhos? Os meus desejos? O que eu queria fazer e ser naquela época? Existe um autor que trabalha com Coaching chamado Leonardo Wolk que relata isso em seu livro. É uma das primeiras perguntas que ele realiza a seus clientes: o que fazia você brilhar os olhos no início de sua carreira? E aí a chama novamente se acende.
  • Durante o curso, haviam algumas técnicas e exercícios para reflexão. Em um deles havia a pergunta “Quem sou eu?”. Muitas foram as pessoas com dificuldades para responder a esta questão. Concluímos junto como é complexo responder esta pergunta. Normalmente, respondemos dizendo o que fazemos e o que gostamos: Eu sou psicóloga, gosto de ler e tenho 27 anos. Isto sou eu? Ser eu se resume a isso? Ser psicóloga é o que eu sou ou o que eu faço? Foi uma discussão interessantíssima e eu fiquei muito contente que as pessoas após esta conversa conseguiram responder a questão “Quem sou eu?” de uma forma mais produtiva e positiva.
  • As instrutoras lançaram um debate sobre o tema “ganhar mais dinheiro”. É uma constante que ninguém está plenamente satisfeito com o seu salário ou com os ganhos que a sua empresa vem lhe trazendo. Então, apresentamos a ideia que vem do inglês. Americanos e britânicos “make money”, em tradução literal, eles FAZEM dinheiro. Nós precisamos aprender a fazer o nosso dinheiro e, não simplesmente ficar esperando de forma passiva ganhar mais. Você tem a sua própria empresa e quer ganhar mais? Prospecte mais cliente, faça um trabalho ainda melhor, aumente sua divulgação. Você está empregado e quer ganhar mais dinheiro? Faça um excelente trabalho, entregue mais do que deveria, mostre o seu diferencial e potencial. Faça o seu dinheiro de forma ativa e enérgica, ele virá.
                Estas são algumas das ideias lançadas durante o curso. Espero que vocês as tenham conseguido aproveitar. O curso terá novas edições, aproveitem estas oportunidades de reflexão e ação!


Um comentário:

  1. Érica, bacana a sua matéria! Parabéns! Quem sabe não fazemos uma parceria, pois sou psicóloga clínica, acho que nestes encontros poderias abordar a importância de realizar também uma psicoterapia para se autoconhecer e conseguir responder a tão famosa questão "Quem sou Eu?".
    Bjo
    Juliana Miranda
    8151-4501

    ResponderExcluir