sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Amar la trama más que el deselance


     O título da coluna de hoje é o nome de uma música, da qual gosto muito, do cantor uruguaio Jorge Drexler. Ainda que a música dele retrate sobre relacionamento, a mensagem desta frase é poderosa e eu gostaria de aproveitá-la para mais aspectos.
      É claro para mim que as pessoas (e eu me incluo nesse “as pessoas”) querem resultados em suas vidas. As nossas ações do cotidiano estão voltadas para alcançar algum objetivo no final: ganhar mais dinheiro, conquistar o emprego almejado, ficar magra(o), comprar um carro, encontrar um amor, graduar-se,...  Algumas coisas vêm rápido, outras demandam mais tempo e esforço. E como é o caminho para alcançar cada uma dessas coisas?                           
    É  evidente que quando conseguimos alcançar algum desses objetivos/resultados ficamos muito contentes e vibrantes. Às vezes esta felicidade dura um pouco mais, mas muitas vezes dura muito pouco. Pouco o suficiente para que em seguida já tenhamos um novo resultado a  ser atingido. E assim seguimos a vida: muita batalha e esforço, pouca comemoração e gratificação.
     Eu me questiono se isto é bacana. Esperar acontecimentos especiais para se sentir realizado, pleno e feliz é praticamente insano. É reduzir a nossa vida a poucos momentos de realização, plenitude e felicidade, sendo que isto é o que mais desejamos. E quanto ao caminho para chegar lá?
     Até atingirmos os resultados passamos por um caminho. Caminho este onde também existem bons e maus momentos. Caminho este que precisa ser observado e tratado com carinho. Afinal, isto é  a vida. O durante nos proporciona surpresas, alegrias, tristezas, sustos, ansiedade, frio na barriga, borboletas no estômago, dores de cabeça e, melhor ainda, a oportunidade de escolher o que fazer com tudo isso. 
     Comemore os pequenos passos dados para atingir seus objetivos. Aprecie o planejamento que você tem para chegar lá. Admire seus erros e falhas, aprenda com eles. Surpreenda-se com o quanto você tem potencial nos momentos de crise e de dificuldade. São nesses momentos que nos deparamos com a nossa capacidade de reinvenção e de superação, orgulhe-se disso.
     As pessoas que conheço que estampam sorrisos verdadeiros em suas faces são aquelas que sabem curtir a trilha para atingir os seus resultados. São aquelas que aprendem com seus erros, surpreendem-se com o seu potencial e vão cada vez mais longe. Sonham mais alto e chegam lá. E chegam lá porque escolheram chegar lá, batalharam para isso, aprenderam com o caminho e comemoraram cada pequena conquista e avanço.
     Este não é um privilégio de poucos. Esta é, sim, a escolha de poucos. Opte por viver mais feliz, pleno e realizado todos os dias. Prefira aproveitar a vida em tudo o que ela oferece, curta a trama,  assim como o desfecho. Ambos têm a sua magia a oferecer.


2 comentários:

  1. Oi! Érica
    Parabéns pela matéria.

    Um abraço

    Vilson

    ResponderExcluir
  2. Adorei!Ë Bem isso! sabe que percebo em mim a dificuldade de enxergar a beleza do dia a dia, as vezes de reconhecer as conquistas diárias, até de fazer um brinde por alguma conquista!
    Acho que é um pouco da sindrome do Jesus cristo...parece que se náo sofrermos náo é merecido! náo é verdade?
    Aprender com as dificuldades, ver a felicidade em pequenas ações... brindar uma conquista..é um belo aprendizado!
    :)
    beju Faira

    ResponderExcluir