domingo, 15 de abril de 2012

O que é Marketing Pessoal?


                Hoje em dia é bastante comum ouvir falar em Marketing Pessoal, mas a maioria das pessoas não sabe o que é ou confundem o seu conceito com autopromoção. A ideia da coluna de hoje é poder esclarecer o que é afinal o marketing pessoal e como se beneficiar dele da melhor forma possível.
                Em primeiro lugar, vale ressaltar que o marketing pessoal se baseia em diversos preceitos do marketing propriamente dito, porém aplicado ao indivíduo e a sua carreira. Vamos definir o marketing como um processo para tornar um produto mais atraente para que seja o escolhido dentre outras opções. Transpassando este conceito para a pessoa, podemos pensar que o marketing pessoal refere-se a como transformar um individuo mais atraente do que outro aos olhos de um potencial empregador ou de um cliente.
                Para começar a montar um plano de marketing pessoal é preciso se ver como um “produto”. Fazer uma “pesquisa de mercado”, ou seja, identificar quais são os principais pontos fortes que se tem, quem gostaria de comprá-lo e por qual motivo. Depois disso, é necessário pensar na “promoção”, qual o melhor momento e situação para mostrar o seu valor.
                O autoconhecimento é que permite que se tenha conhecimento dos pontos fortes. Identificando o que se tem de bom torna-se possível compreender como se é e isto ajudará na venda aos empregadores. Isto significa ter as armas para conseguir combinar as qualidades identificadas com as necessidades da empresa.
                Exemplos de atitudes que refletem o marketing pessoal são as entrevistas de emprego onde o entrevistado mostra por que ele é a pessoa certa para o trabalho e qual o diferencial que irá oferecer ao empregador caso o contrate. Também ocorre ao montar um portfólio com os principais trabalhos, quando se oferece treinamento para repassar conhecimento em que se é especialista, dentre outros.
                Assim como o marketing vende uma imagem positiva de um produto, bem como os seus benefícios para o consumidor, o indivíduo estará vendendo suas características, capacidades, benefícios e realizações. Além disso, a embalagem do produto é muito importante para atrair o cliente, por isso, preocupe-se com a sua apresentação pessoal e tenha uma atitude positiva. Lembrando que a aparência tem efeito direto na atitude.
                Assim como a aparência influencia na imagem que o outro faz de alguém, a atitude de autoconfiança também exerce forte poder nesta percepção. Vale ressaltar que autoconfiança quer dizer conhecer e entender a si próprio e acreditar em sua competência. Uma pessoa autoconfiante não é perfeita ou a que sabe tudo, pois isto já se refere à arrogância. A pessoa que confia em si mesma tem uma forte percepção de suas capacidades e de seus pontos a melhorar, tem orgulho de suas realizações e agradece por aquilo que conquistou na vida.
                Por isso, pare para pensar e refletir sobre si mesmo. Identifique seus talentos, suas dificuldades e suas principais realizações profissionais e pessoais. Procure casar isto com a necessidade de mercado para entender que empresa ou qual mercado terá interesse nas vantagens que você com o seu perfil, experiência e realizações pode trazer. Aja com confiança, preserve sua aparência e tenha atitudes positivas.



2 comentários:

  1. E para trabalhar seus pontos fortes, e desenvolver competências e seu marketing pessoal, que tal contratar um coaching?

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