segunda-feira, 23 de abril de 2012

As Mulheres no Mercado Corporativo

       As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado corporativo e ocupando cargos de liderança. Entretanto, é difícil para elas conciliarem todos os papéis que precisam desempenhar em suas vidas. Além disso, apesar destas conquistas, ainda existem barreiras culturais arraigadas que atrapalham o desenvolvimento da carreira corporativa feminina.
       É percebido que existem mais homens do que mulheres no mercado corporativo e nos altos cargos dentro de uma empresa, porém este cenário vem mudando e as mulheres vêm conquistando espaços que antigamente eram exclusivamente dos homens. As mulheres vêm galgando posições dentro das organizações e com isso conquistando o seu espaço seja pela questão financeira, pelo poder ou pela satisfação pessoal.                                                             
       Além disso, hoje se valorizam mais atitudes femininas nas posições de liderança, como por exemplo, a liderança colaborativa, onde as ideias e os processos são discutidos e realizados em equipe. A mulher consegue colocar o seu jeito mais compreensivo, comunicativo, colaborativo, com mais facilidade para escutar e entender dentro do local onde trabalha.

      
       Contudo, o mais difícil para a mulher é saber equilibrar a sua vida pessoal com a profissional. Além de trabalhar, a mulher ainda cuida da casa, dos filhos, marido e família e seu grande desafio é manter salutar o seu papel de profissional e o seu papel dentro da família. O conflito é tentar não ser uma mãe negligente, tentar ser uma esposa parceira do marido, almoçar com a família aos domingos, manter sua saúde em dia e ainda realizar um bom trabalho. É necessária uma boa dose de equilíbrio emocional e de bom senso para dar conta de tudo sem sentir-se frustrada ou triste.
      Para competir com os homens, as mulheres acabam, por vezes, tendo atitudes mais masculinizadas: tornam-se mais agressivas, racionais e individualistas. Este comportamento pode até trazer benefícios em curto prazo, porém em longo prazo pode trazer consequências para a mulher. O melhor caminho é aceitar a sua condição feminina e perceber que sua maneira não é melhor, nem pior do que a do homem e, sim diferente e que pode agregar e muito para uma organização. Enquanto o homem realiza atividades uma por vez e tem facilidade para compreender os aspectos gerais, as mulheres conseguem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo e são mais detalhistas. Portanto, se a mulher se aceitar e desenvolver ainda mais as suas competências passará a ter mais tranquilidade interna e a se sentir melhor consigo mesmo.
       Porém, existem fatos concretos de que a mulher ainda é discriminada no mercado de trabalho. Recebe salários menores, tem maior dificuldade em subir de posição e, para superar isso, se torna necessário mostrar ainda mais serviço e competência do que os homens. E é nestes casos que as mulheres ganham destaque e superam os preconceitos. As mulheres vêm superando barreiras, lutando contra preconceitos e mostrando suas qualidades.
       Pode-se observar neste momento mais garra e motivação da mulher, sendo este o seu diferencial do homem na disputa entre os sexos no mercado corporativo. Visto que necessitam ir atrás do seu reconhecimento, da sua valorização profissional, do sucesso na carreira e de melhores salários, nota-se uma motivação e um esforço diferente nas mulheres. Para vencer a barreira do preconceito se mostram mais corajosas, persistentes e batalhadoras. 



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