segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Férias: época de descansar e repensar

Artigo que escrevi que saiu no site do Sis Saúde:

                Janeiro e fevereiro são tradicionalmente meses de férias. O verão e o calor inspiram momentos de lazer e descanso. Mas, existem aquelas pessoas que mesmo em período de repouso não conseguem relaxar e se desligar do trabalho. Saem em férias, mas continuam pensando nas suas pendências, na sua equipe, no que precisam fazer... não dando lugar para o merecido descanso.
                É sabido e sentido que o mundo corporativo hoje é muito corrido, existe uma alta competitividade no mercado, os prazos são curtos, as metas agressivas, as horas de trabalho são excessivas, os salários são insatisfatórios, a pressão é gigantesca, entre tantos outros fatores que podem gerar um estresse negativo.
                Falo estresse negativo, pois sempre que se fala em estresse pensa-se diretamente em algo mau, entretanto, ele pode ser tanto algo bom quanto ruim. O estresse pode ser positivo, pois gera mudança, movimento e permite que tenhamos reações frente a situações inesperadas. Se não fosse assim, diante de uma situação de perigo, como estar à frente de um leão, por exemplo, ficaríamos estáticos e sem nenhuma atitude de fuga.
                Porém, o estresse causado pelo cenário atual de trabalho influencia negativamente, pois gera ansiedade, nervosismo, tensão e depressão. As reações produzidas pelo nosso corpo são maléficas e podam o rendimento, a criatividade e a produtividade de qualquer colaborador.
                Por isso, é importante aproveitar o momento das férias para realmente descansar e recarregar as energias para começar este novo ano com boas aspirações. É preciso desligar-se do trabalho para que a cabeça possa relaxar e para que o tempo das férias seja renovador. Por isso, aproveite, viaje, faça esportes, caminhadas, vá a praia, ao campo, veja seus amigos e familiares, esteja com as pessoas de quem você gosta e faça o que lhe dá prazer!
                Estes estímulos positivos estarão lhe gerando saúde e bem estar para voltar com mais garra, vontade e criatividade para o seu trabalho. Use o tempo das férias para repensar a sua vida, questione-se: o seu trabalho está realmente satisfatório? Ele lhe dá mais prazer do que incomodação? Apesar da pressão a que você é submetido você se sente feliz onde está inserido?
                Aproveite este tempo livre para escolher uma vida mais feliz e saudável para você e veja se seus velhos hábitos, rotinas e funções estão condizentes com este estilo de vida mais benéfico. Identifique os motivos do seu estresse e evite-os, veja se as suas reações estão adequadas as situações que vivencia, faça uma atividade física para liberar energia e tenha uma vida social ativa. Estes pontos já irão contribuir para que você possa ter uma vida mais tranqüila durante o ano inteiro. Mas, se isso tudo não for suficiente, é a hora de se perguntar se não é o momento de trocar os ares e ter uma nova experiência em sua carreira.   
                Lembre-se: a vida é uma questão de fazer escolhas e arcar com suas conseqüências. Qual é a escolha que você faz para 2012?

Nenhum comentário:

Postar um comentário