quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coluna no Jornal Folha Gaúcha ed. 043 - Rio Grande



































Promessas X Ações Efetivas


                Chega final de ano e inicia-se a fazer o balanço geral dos doze meses anteriores que se passaram: o que consegui fazer? O que conquistei? Quais foram as promessas que fiz  que não foram cumpridas ou até mesmo esquecidas? Estou satisfeito com o que consegui realizar neste ano?
                Neste balanço, começamos a perceber que muitas de nossas resoluções de ano novo não foram cumpridas ou, muitas vezes, não chegamos nem a nos recordar do que nos havíamos prometido. Por que é tão difícil cumprir as nossas metas? Será que é possível fazer diferente em 2012?
                Eu acredito que a grande dificuldade em alcançar nossas realizações e conquistas está na falta de ou na má formulação de nossas metas. De uma forma geral, planejamos mal, perdemos o foco, nos desmotivamos e não sabemos o que fazer para chegar lá. Por esta falta de clareza e definição, por não termos pensado o porquê da importância de nossas metas, pelo pouco autoconhecimento e pela visão embaçada de nossos valores não conseguimos ter o comprometimento necessário para realizar. Esta falta de comprometimento acarreta na desistência nas primeiras dificuldades, nos distraímos com outras coisas e esquecemos os nossos propósitos.
                Até por este motivo, a busca pelo profissional Coach tem crescido muito, pois este é um facilitador no que tange o alcance de objetivos. Ele apóia o seu cliente na definição de metas claras, no plano de ação para atingi-las e no desenvolvimento de competências necessárias para que a pessoa realize, sentindo-se mais plena e feliz.
                Então, para que em 2012 a situação seja diferente, inspire-se no trabalho de Coaching para definir objetivos alcançáveis e relevantes. Em primeiro lugar, defina quais são as suas metas. Escolha os 3 ou 4 objetivos principais para o próximo ano. Determine com clareza o que você quer alcançar, escolha uma forma de mensurar o desempenho que você terá, além disso, veja qual é relevância que esta meta tem e, por fim, defina o prazo para a conclusão.
                A dica é: escreva! Escrever fará a grande diferença! Portanto, redija o que e o porquê e, então, parta para o como e quando. Pense nos detalhes, como por exemplo, qual será o contexto, quem participa, quais os recursos que serão necessários e qual será a evidência que você terá que lhe mostrará que chegou aonde queria.
                Assuma de uma vez por todas o controle de sua vida. Decida aonde quer chegar e tome as atitudes necessárias. Ninguém pode viver a sua vida além de você mesmo. Por isso, trace metas que sejam iniciadas e mantidas por você mesmo. Comprometa-se com os seus objetivos, coloque tudo de você para ter o que deseja. Importante também ressaltar que pensamento positivo e otimismo sempre são bem-vindos.
               Todas as nossas emoções e comportamentos sofrem influência direta dos nossos pensamentos, por isso, assuma as rédeas dos seus. Tenha consciência do que se passa dentro de sua cabeça, perceba a realidade como ela é. Cuidado com as suas interpretações das situações e com as suas crenças que podem limitar suas ações.  Coloque em sua mente aquilo que lhe facilitará o seu caminho, exclua o que lhe prejudica.
                Aja com confiança, mantenha o pensamento positivo e, acima de tudo, passe longe das promessas, crie ações efetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário