terça-feira, 18 de junho de 2013

Criatividade Brasileira

                A criatividade é uma competência cada vez mais valorizada no mundo atual. É ela que permite que sejam criadas coisas diferentes, inovadoras e que se pensem novas maneiras de fazer as coisas. É devido à criatividade que hoje temos a tecnologia que temos e que o mundo vem se modernizando e criando facilidades a cada instante.
                Penso que esta é uma característica forte do povo brasileiro. Desde cedo aprendeu a se virar com o que tem, a dar o famoso jeitinho brasileiro para as coisas acontecerem. Faltam recursos, então é preciso arrumar jeitos diferentes de fazer a coisa acontecer. E o povo consegue e surgem muitas ideias interessantes. Sou convicta de que a necessidade faz pensar e estimula o pensamento criativo. Quando a dificuldade acontece, os obstáculos surgem, é que começamos a fazer as coisas de forma diversa e procuramos obter novos resultados.
                Entretanto, observo que muitos brasileiros utilizam a criatividade de forma negativa, a usam para transgredir regras e leis, para fazer o mal. Vejam o exemplo recente dos médicos do SAMU que fizeram cópias de silicone dos seus dedos para que uma funcionária burlasse o relógio ponto, registrando a presença de colegas. Extremamente criativo, pensamento fora da caixa, fora do usual, mas para que fim? Para qual objetivo?
                Há um tempo atrás com o aumento das blitz pela Lei Seca, também se observou no Rio de Janeiro uma nova profissão: “atravessador de blitz”. Cidadãos ficavam a postos antes das blitz para que os motoristas bêbados pudessem contar com eles para passarem sóbrios pela blitz. Por 10 ou 20 reais o problema estava solucionado. Logo no fim da blitz já desciam do carro e o motorista alcoolizado seguia tranquilo, pois seu carro, dinheiro e habilitação estavam a salvos. E será que a sociedade estava a salvo? Achei super criativo da parte dos “cidadãos amigos” a ideia de aproveitar esta “oportunidade” para um negócio. Mas, novamente: para que? Qual o objetivo? Mais uma vez a criatividade brasileira utilizada de forma pejorativa, para infringir o correto.
                Acredito que se esta criatividade toda estivesse voltada para o bem, para o positivo, nós faríamos parte de um país incrível. De um país inovador, com soluções diferenciadas e com bom aproveitamos de seus recursos. Se esta criatividade tivesse boas intenções, o Brasil poderia ter menos desigualdade, melhores condições e uma sociedade mais humanitária. Se esta criatividade fosse utilizada positivamente, o Brasil mudaria o significado da expressão “jeitinho brasileiro”, este não viria carregado de sem vergonhice e sacanagem. Quem sabe não seríamos um país muito mais evoluído se as intenções da criatividade fossem boas e puras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário