terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes


                Este livro intitulado Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes foi escrito por Stephen Covey. Já teve mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo e foi traduzido para 38 idiomas diferentes. Ele retrata os hábitos que se tivermos nos tornarão pessoas eficazes, são baseados no sucesso e na felicidade duradoura. O nosso caráter é definido pelos hábitos que desenvolvemos, sendo hábito a junção entre conhecimento, habilidade e desejo. É preciso desenvolver estes 3 pontos para adquirir um hábito.
Hábito 1 – Seja Proativo: Ser proativo implica ser responsável por sua vida – a capacidade de escolher sua resposta frente a qualquer situação. A pessoa pró-ativa se baseia nos próprios valores para fazer as suas escolhas. Ninguém pode lhe fazer sentir mal, a menos que você permita.
Hábito 2 – Comece com o objetivo em mente: iniciar cada dia com uma imagem mental do que se quer. É como organizar um discurso antes de executá-lo ou ter a planta da casa antes de construí-la. Por isso, defina o que você quer para a sua própria vida, o seu propósito e missão, o porquê de estar aqui e pense nisso frequentemente.
Hábito 3 – Primeiro o mais importante: O hábito 3 envolve o gerenciamento, é preciso que se tenha o hábito 1 e 2 para colocá-lo em prática. É como gerenciamos o nosso tempo no dia-a-dia. O autor difere urgente de importante: urgente requer nossa atenção imediata, enquanto que o importante é aquilo que nos leva pra nossa missão/propósito. Organize seu tempo ao redor das suas prioridades.
Hábito 4 – Pensa ganha-ganha: Os primeiros 3 hábitos são vitórias privadas, agora os hábitos de 4 a 6  são vitórias públicas, como ter sucesso trabalhando com outras pessoas. O quarto hábito busca benefício mútuo quando se relaciona com outras pessoas. Procura tomar decisões em que todas as partes se sentem bem. Exige bastante coragem e dedicação, ainda mais se a outra parte está pensando ganha/perde. Para acontecer esta relação é preciso enxergar o ponto de vista do outro, ver as questões-chave da situação, definir os resultados e pensar as alternativas para alcançá-los. A vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota da outra.
Hábito 5 – Procure compreender, depois ser compreendido: este é uma mudança incrível de paradigma, pois o ser humano sempre quer se sentir compreendido primeiro. Poder escutar o outro com empatia é fundamental para uma boa comunicação. Não é necessariamente concordar com as outras pessoas, mas compreender a forma dela pensar, sentir e reagir. São poucas as pessoas que escutam para entender, a maioria escuta para responder.
Hábito 6 – Crie sinergia: Os primeiros 5 hábitos o preparam para o sexto. É ver que o todo é maior do que as partes. É quando as pessoas passam a pensar ganha/ganha e se abrem para cooperação criativa, tornando-se mais compreensivas e encontrando melhores soluções.
Hábito 7 – Afine o instrumento: Trata sobre a renovação. É preservar e melhorar você mesmo, seu bem mais precioso. Isso incluí renovação física, espiritual, intelectual e emocional. Ou seja, cuidar da alimentação, dormir bem, praticar exercícios, viver por seus valores, estimular o seu intelecto, estabelecer relacionamentos saudáveis, entre outros.


Um comentário: