quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Inteligência Emocional como Diferencial



As emoções fazem parte de toda ação humana. Elas são constituídas através da nossa interpretação dos fatos e eventos que acontecem conosco. Dependendo da forma que observamos e julgamos determinada situação, teremos uma emoção resultante. A emoção sentida fará que tenhamos uma ação correspondente. Não é possível escolher a emoção que teremos, pois ela simplesmente brota dentro de nós, mas podemos, sim, escolher a ação que teremos. É possível transformar a emoção em algo positivo e não se tornar refém dela, abrindo possibilidades de ações mais positivas e efetivas.

A Inteligência Emocional pode determinar o nosso sucesso ou insucesso, visto que o dia-a-dia de trabalho é constituído de relações humanas. Pode ser definida como a capacidade de reconhecer e lidar com os nossos sentimentos e com os dos outros,  adequando-os as situações vividas. Possuir inteligência emocional significa dirigir nossas emoções de forma a alcançar objetivos, persistir mediante frustrações, controlar impulsos, canalizar emoções para situações apropriadas, ser grato e motivar pessoas. Ter um alto quociente de inteligência emocional permite autodesenvolvimento, melhor produtividade e maior capacidade de alcançar o que se deseja na vida.
      
É sabido que existem dificuldades na hora de separar a vida pessoal da profissional dentro do ambiente de trabalho, entretanto isto pode fazer com que todas as habilidades técnicas e experiências sejam desqualificadas. Um profissional que gerencia adequadamente suas emoções é bem resolvido e maduro, sabe expressar seu desconforto com habilidade e propõe alternativas para a manutenção de boas relações e um clima organizacional favorável.

Abaixo seguem cinco passos para desenvolver a Inteligência Emocional:

  1. Reconhecer a emoção: reconhecer o que se sente traz alívio da ansiedade e permite pensar com mais clareza.
  2. Aceitar a emoção: é preciso ficar claro que não escolhemos a emoção, ela é disparada por algum evento específico pela interpretação pessoal do mesmo. É importante aceitar a emoção sem fazer julgamentos para não fomentar o mal-estar (sentir-se mal por se sentir triste, por exemplo).
  3. Indagar e investigar as razões: por trás de cada emoção existe uma história. Questionar é fundamental para corrigir distorções, mudar a forma de observar e gerar novas respostas onde antes parecia que não existiam.
  4. Analisar ações possíveis: que possibilidades de ação você enxerga? Como irá operar sua emoção de forma positiva? Reconhecer a liberdade e a responsabilidade de escolher a forma de agir abre possibilidade de tornar essa ação produtiva.
  5. Compromisso de Ação: agir conforme os novos entendimentos permitirá o amadurecimento emocional.
Passando por este processo, o indivíduo amplia sua capacidade de lidar inteligentemente com as suas emoções, tendo ações mais construtivas e, assim, melhorando a sua forma de se relacionar com as outras pessoas. Então, podemos concluir que a Inteligência Emocional é um diferencial capaz de nos trazer para mais perto do sucesso, permitindo a ponte entre o que somos e o que desejamos ser tanto em nossa vida pessoal como na profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário