sábado, 3 de março de 2012

Coluna no Jornal Folha Gaúcha ed. 046 - Rio Grande


Transformando suor em ouro

                Durante as férias sobra aquele tempinho para lermos alguns livros que durante o ano adoraríamos de ter lido, mas não conseguimos. Gostaria de falar hoje sobre um livro que li há pouco tempo e que deixo como sugestão de leitura. O nome do livro é Transformando Suor em Ouro do técnico de vôlei Bernardinho.
                O livro trata sobre a trajetória deste treinador: suas vitórias e derrotas, suas estratégias em campo e fora dele. Ainda que a obra fale sobre um esporte, o tempo todo é possível fazer um comparativo com o mundo dentro das organizações. É um livro que trata acima de tudo sobre liderança, perseverança, trabalho em time, motivação e superação.
                A primeira grande lição do livro que gostaria de compartilhar com vocês leitores é a fórmula “Trabalho + Talento = Sucesso”. Bernardinho deixa claro que não basta ter talento, é preciso esforço e dedicação para se alcançar o sucesso. O mesmo ocorre dentro de uma organização. Ainda que sejamos muito bons em uma área, teremos que nos dedicar e nos esforçar para atingir o merecido sucesso. É preciso que os outros percebam o nosso talento e comprometimento para ser possível atingir os resultados almejados.
                Complementando esta idéia, é citado no livro que é necessário criar um espírito de equipe para que o desempenho do time junto seja muito superior a soma de talentos individuais. Trabalhar em time significa ter um objetivo comum que é mais importante do que objetivos individuais. Todos dentro de um grupo precisam buscar a excelência, ou seja, realizar da melhor maneira possível suas metas. O autor ressalta que a vitória é muito importante, mas mesmo assim não supera a relevância da certeza de se ter feito todo o esforço para conquistá-la.
                Por isso, é interessante compartilhar desta idéia dentro do nosso trabalho. A competitividade dentro das organizações faz com que sejamos cada vez mais individualistas, entretanto se soubéssemos que a interação e a troca de idéias com nossos colegas podem gerar resultados mais significativos do que aqueles alcançados individualmente, passaríamos a atuar de uma forma diferente.
                As boas performances são resultados de entusiasmo e muita preparação. Mesmo quando um time vem vencendo constantemente, não é bom cair no comodismo, pois estes sucessos são resultados da preparação. Além disso, é preciso paixão no que se faz, é ter brilho no olho, é sentir prazer em realizar. É este o diferencial no desempenho de atletas em campo e de colaboradores em seus respectivos trabalhos ou empreendimentos.
                Traçar metas ambiciosas e cada vez mais desafiadoras traz estímulo para o crescimento e aprendizado. Bernardinho afirma que, muitas vezes, acreditamos poder menos do que realmente podemos. Por isso, desafie-se e queira mais. Lembrando sempre de traçar metas ambiciosas, mas realizáveis, pois a intenção é a superação e, não, a frustração.
                Eu teria muito mais o que compartilhar sobre este livro, mas esta é só uma palhinha. Vale à pena conferir na íntegra, pois as idéias de Bernardinho podem ser muito bem aproveitadas dentro das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário