quarta-feira, 13 de junho de 2012

As Fases da Carreira


                Ao longo de nossa vida profissional passamos por diferentes etapas de carreira. Esta coluna permitirá que você avalie se está à frente ou atrás da fase em que deveria estar. São quatro diferentes fases da carreira ao longo da vida, são elas: introdução, crescimento, manutenção e declínio.
                       Na fase da Introdução é que são feitas as escolhas, ela ocorre entre os 18 e 25 anos de idade. É a fase do aprendizado. Época do trabalho duro,  de buscar o seu lugar no mercado de trabalho. É neste período em que a sensação de se ganhar menos do que deveria acontece. É o momento ideal para se experimentar em funções e empresas para descobrir o que gosta de fazer e onde se identifica mais.
                Já na fase de Crescimento é o momento de verticalizar a carreira, ela passa entre os 25 e os 35 anos de idade. Também pode ser chamada de fase da coragem, pois aqui acontecem grandes mudanças, como de empresa, cidade ou país. O profissional já aprendeu a base e busca novas escolhas. É o momento de por volta dos 30 anos assumir uma gerência, uma função de liderança. São fundamentais os investimentos em pós-graduação, MBA, mestrado, cursos.
                Tanto na fase da Introdução como na de Crescimento são épocas de fortalecimento de carreira. Ou seja, época de investimentos, dedicação e escolhas. A partir daí, inicia-se o momento de Manutenção, por volta dos 35 até os 45 anos de idade.
                A Manutenção é o momento de atualização. Nesta fase, alguns profissionais optam pela carreira de consultores. Se a carreira realmente se verticalizou na fase anterior, este é o momento de ao redor dos 40 anos se tornar diretor. Podemos denominar como o período da colheita em nossa carreira.
                Por fim, no Declínio é a hora de se reinventar. Acontece quando o profissional está entre os 45 e 60 anos. É natural que aja um declínio neste momento, por isso existe a necessidade de usar a criatividade. Muitos profissionais começam a fazer voluntariado, a trabalhar no terceiro setor. Também é neste momento que muitas pessoas buscam executar projetos que deixem seu legado, escrevem para revistas e jornais querendo deixar o seu nome registrado.
                Se você percebe que deixou alguma dessas fases passar sem aproveitá-la, é possível recuperar o tempo perdido. Não é fácil, pois fica mais complicado quando o tempo passa. Mas se tratando de carreira, nada é impossível! Por isso, é tão importante planejar a carreira, pensar cada fase e tirar o melhor proveito dela, não deixando ela passar. Planeje-se, organize-se e alcance seus objetivos profissionais com sucesso!

Artigo publicado na Folha Gaúcha Ed. 63 - Rio Grande, 9 a 15 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário