domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Coaching?

           O Coaching é um processo, e assim se conceitua, pois tem início, meio e fim bem definidos. Há um tempo determinado de trabalho entre Coach e Coachee, usualmente tem duração de 10 encontros de uma hora e meia cada. É um método que, através de técnicas e ferramentas específicas, permite atingir com velocidade os resultados desejados. Envolve na maior parte do tempo o diálogo, mas também estão presentes no processo a emoção e o corpo.   
          Se fosse definir o processo de Coaching em poucas palavras, diria que seu cerne está em focar metas bem definidas e motivadoras e, ao mesmo tempo, desenvolver as competências necessárias para atingir estas metas. O potencial para alcançar tudo o que se deseja na vida está latente, o Coach trabalha para liberar esse potencial e, tendo como conseqüência, uma melhor performance por parte do Coachee.
          O foco do processo está na brecha existente entre intenção e resultado, em que momento se está agora e, qual o objetivo que se quer alcançar. Ao longo dessa brecha de aprendizagem, encontram-se pensamentos limitantes, crenças e emoções que estão atrapalhando o cliente a alcançar tudo o que mais deseja para sua vida, quer seja no âmbito pessoal ou no profissional. O trabalho do Coaching consiste em quebrar essas barreiras, transpô-las e acelerar o alcance dos resultados positivos almejados. O processo do Coaching incita que as pessoas se reinventem para que encontrem alternativas de percurso para alcançar o que desejam.
      Pode-se definir o profissional Coach como além de facilitador, um provocador, pois através dos seus questionamentos e indagações consegue que o Coachee reexamine suas estruturas rígidas de pensar e do “como as coisas devem ser feitas”. A partir disso, permite que o cliente encontre as respostas que estavam o tempo todo dentro dele, só precisando de um estímulo para reverberar.
      Durante o Coaching, ocorre um processo de aprendizagem, que se afirma é transformacional, pois além de adquirir conhecimento e partir para a ação, o cliente passa por uma transformação na pessoa que é. Desenvolve competências, assume responsabilidade por suas ações e decisões e potencializa a consciência de si mesmo e a sua autoconfiança.
      O velho ditado popular de que se deve ensinar a pescar e não dar o peixe encaixa-se perfeitamente na definição do que é Coaching. O Coach ajuda o Coachee a aprender, ao invés de ensiná-lo. A idéia é que o cliente seja um ser independente após o término do processo e, por isso, o Coach é somente um facilitador da aprendizagem; está junto com o outro na busca de sua capacidade de aprender e gerar novas respostas.
          Aprendizagem não é somente adquirir conhecimentos, ter novas informações e, sim, ampliar a capacidade de ação efetiva. Aprender é um processo ativo, exige energia e atuação para buscar meios de atingir o que se busca. Quando os resultados que se obtém são sempre os mesmos, é preciso visualizar novas opções, ampliar a percepção, modificar as conversas que se tem consigo mesmo e, mudar o observador que se é.
         Nós temos o que poderia ser chamado uma lente na frente dos olhos que faz com que enxerguemos o mundo de uma determinada forma. Para que se alcancem mudanças efetivas e positivas em nossa vida, expandindo a capacidade de ação, é preciso tirar esta lente e permitir que essa expansão modifique a forma de observar, perceber e pensar as coisas. Mudando a forma como observamos o mundo, também é possível mudar a maneira em que atuamos nele. Isso permite incorporar novas habilidades que possibilitem atingir os resultados que antes pareciam longe das próprias possibilidades.
       Parafraseando o autor Leonardo Wolk, o Coaching bem sucedido pode, então, ser definido como “assumir responsabilidade e poder, transformar o observador e elaborar e implementar novas ações”. Com isso, objetiva-se atingir resultados positivos para a vida mais rápida e eficazmente, podendo a pessoa se tornar mais plena, feliz, bem sucedida  e realizada.

Baseado nos livros:
KRAUSZ, R.R. Coaching Executivo. São Paulo: Nobel, 2007.
WOLK, L. Coaching: a arte de soprar brasas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

2 comentários:

  1. Muito bom Érica! Parabéns pelo Blog, está ficando cada vez melhor! Beijão

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  2. Érica, após a leitura tenho certeza que preciso fazer mais algumas várias coisas para ser um COACH de sucesso. Expôs muito bem esta explicação hein. Obgd

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