Confira em: http://ericahalty.blogspot.com.br/p/eventos_18.html
terça-feira, 18 de setembro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
Sugestões para Empreendedores
Ao ir a uma livraria para comprar o presente do dia dos pais, bati
o olho em um livro de capa divertida e cores vibrantes que me chamou atenção. O
nome do livro é A Menina do Vale – como o empreendedorismo pode mudar sua vida
de Bel Pesce. Achei o tema bacana, o resumo interessante e me identifiquei com
a autora, por isso, resolvi comprar.
O livro traz
algumas sugestões para auxiliar empreendedores que estão iniciando os seus
negócios. São dicas valiosas trazidas de forma simples, em uma linguagem
descontraída e de leitura rápida. Resolvi destacar algumas dessas sugestões da
Bel Pesce na coluna de hoje e compartilhá-las com vocês:
Não se
preocupe com a sua idade: “Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O
que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar a
vida das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coias
acontecerem.” (p. 31)
Descubra quem
te inspira e por quê: Por que isso é importante? Em primeiro lugar, saber quem te
inspira e por que, permite que você se conheça melhor. Além disso, faz você ver
que é possível alcançar os seus desejos e que sonhar grande é fundamental para
o seu negócio ser bem-sucedido.
Peça
conselhos e receberá investimentos: Iniciar por um caminho distinto o seu contato com o investidor é
uma boa estratégia para conseguir o capital que você precisa. Ao se relacionar
com ele de forma a trocar ideias sobre o seu produto ou projeto, faz com que o
vínculo se crie e que ele se sinta parte do projeto, o que lhe dá maior
confiança da assertividade deste produto ou serviço. Assim, ele se sente mais
seguro na hora de investir o seu precioso capital em você.
Seja
acelerado, mas tenha paciência: Ritmo é importante, pois o tempo todo estão sendo criados novos
produtos e serviços e você precisa ser inovador para ser reconhecido. Mas, mais
importante ainda que a rapidez, é a direção a ser seguida. Se você estiver
seguindo o caminho certo, com certeza será mais rápido. Não se esqueça de validar
seu mercado e produto para não perder o seu tempo.
Acostume-se
a aprender com seus erros: Erros fazem parte da trajetória de qualquer empreendedor. Mesmo
que se procure ter o maior número de informações possíveis na hora de fazer
e/ou decidir, o empreendedor lida com incertezas o tempo todo e precisa assumir
certos riscos. Por isso, não lamente o erro, aprenda com ele e veja de que
maneira este novo aprendizado pode melhorar a sua empresa e acelerar o alcance
dos seus objetivos.
Foi difícil
selecionar apenas alguns conselhos, pois todos me pareceram muito válidos,
porém aí estão alguns para iniciar a reflexão. Para quem quiser continuar a
leitura pode baixar a versão virtual gratuitamente. Ainda que o livro impresso
acrescente alguns capítulos, já é um bom início ler a versão virtual: http://www.ameninadovale.com/
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Dinâmicas de Grupo
As dinâmicas de grupo são uma das etapas do processo seletivo
mais temidas pelos candidatos. É o momento em que a ansiedade mais aparece e
que a maioria não sabe como se portar. As dinâmicas de grupo são rodeadas de
todo um mistério e curiosidade sobre o que está sendo observado.
Na realidade, esta fase aparece, normalmente, em processos
seletivos com muitos candidatos. Nestes casos, é uma etapa eliminatória para
abreviar o processo. O objetivo da dinâmica de grupo é avaliar os comportamentos
dos candidatos em situações hipotéticas que irão vivenciar no dia a dia da
empresa. Elas nada mais são que atividades com o intuito de conhecer mais a
fundo o perfil dos participantes.
Durante este processo são avaliadas as competências que a
organização está buscando para a vaga em aberto. São através das brincadeiras e
jogos que as pessoas deixam transparecer as suas características. Ainda assim,
posso ressaltar os principais pontos observados: liderança, trabalho em equipe,
comunicação, foco em resultados, iniciativa, respeito a regras, criatividade,
motivação e comprometimento.
O mais comum é ter no máximo 15 candidatos em uma sala, pois
mais que isso é praticamente impossível observar os comportamentos de uma forma
adequada. É importante lembrar que assim como em toda e qualquer etapa de um
processo de seleção, não existe o candidato bom ou ruim, mas sim, aquele que
está dentro do perfil da vaga.
Por outro lado, é consenso que aquele candidato que não se
manifesta durante o processo, é desclassificado, pois não permitiu deixar-se
conhecer. Assim como aquele participante que fala demais e que não dá espaço
para que os outros possam falar.
São utilizadas diversas técnicas para a realização das
dinâmicas de grupo, tudo depende da empresa, da vaga e do selecionador em
questão. As mais usadas são os bate-papos em grupo, as dramatizações, as
tarefas manuais, fazer propagandas, competições e discussões sobre um caso.
É importante ressaltar que a dinâmica de grupo é somente uma
das etapas do processo. Se você for aprovado em uma, provavelmente, ainda terá
outras fases da seleção pela frente. Por isso, continue se preparando e
mantendo uma energia positiva para alcançar o emprego desejado.
Mais uma vez, não existe fórmula mágica para se sair bem em
uma dinâmica de grupo, mas ficam algumas dicas para melhorar o desempenho e ter
a certeza de estar no caminho certo para a aprovação:
- Controle a ansiedade e mantenha-se tranquilo.
- Evite falar em demasia e impedir a participação
dos outros candidatos. Seja participativo, sem exagerar.
- Posicione-se, emita sua opinião e dê sugestões.
Como dito anteriormente, candidato que não se manifesta também perde a
oportunidade.
- Se vista adequadamente para o local, mas lembre-se
de utilizar roupas confortáveis, pois alguns exercícios exigem
movimentação, sentar no chão, etc.
- Não faça comentários polêmicos, preconceituosos ou
irônicos.
- As mesmas dicas para outras etapas de processos
seletivos continuam valendo: não se atrase, informe-se sobre a empresa
e esteja atualizado sobre o que
acontece na sua área, no Brasil e no mundo,
- Por fim, e o mais importante: SEJA VOCÊ MESMO, aja
naturalmente. Os selecionadores tem habilidade para perceber quando você
não está sendo espontâneo e está fingindo algo que não é. Além disso, é
preciso saber se o seu perfil realmente é adequado para a vaga. Isto será
bom tanto para a empresa que terá o colaborador que procurava, quanto para
você que se sentirá a vontade e confiante na função que desempenhará.
Boa sorte!
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O que são os Programas Trainees
A maioria das pessoas já ouviu falar em programas trainees, mas
muitas delas não sabem exatamente o que é. É um estágio? É um treinamento? É um
emprego? Como funciona? Nesta coluna, você conseguirá entender o que realmente
é um programa destes.
Trainee não é
um estágio, é um emprego de carteira assinada em que importantes empresas do
cenário nacional e internacional se propõem a oferecer um treinamento para
profissionais recém-formados visando no final que estes possam assumir uma
função gerencial. As vantagens que a empresa vê é selecionar um candidato que
não traz vícios anteriores de outras organizações e, também, a garra e a
vontade que um profissional recém-formado possui para construir seu nome, sua
carreira e gerar resultados.
Destina-se a
jovens que estão cursando ou recém-formados no ensino superior. Normalmente, as
empresas procuram profissionais que têm a graduação concluída a no máximo dois
ou três anos. É exigido que este profissional tenha fluência na língua inglesa,
quando não é solicitado mais um idioma estrangeiro como requisito do processo
seletivo.
Pode-se dizer
que é uma seleção diferenciada que uma empresa faz, pois ela está buscando
profissionais que possam assumir funções estratégicas e de liderança dentro da
sua organização. Por isso, o processo seletivo é bastante longo e rígido.
O método
utilizado para selecionar este tipo de profissional é diferente do usual. A
concorrência é grande e muitos são os que querem conquistar um cargo de trainee. Então, o processo seletivo possui várias
etapas e todas são eliminatórias. Em primeiro lugar, é avaliado o currículo on-line
que o candidato cadastra nos sites dos programas. Após esta etapa, as empresas
aplicam provas on-line que, normalmente, são de lógica, conhecimento gerais,
português e inglês. Aqueles aprovados nesta etapa vão para dinâmicas de grupo.
Os sobreviventes desta fase são orientados a resolver um case e apresentá-lo no
final. A próxima etapa é o painel, onde os candidatos preparam um material
solicitado pela empresa para apresentação no dia da entrevista com os gestores.
A entrevista com os gestores é a etapa final antes do encerramento do processo.
É óbvio que existem variações dentro deste processo, mas em geral é este o
caminho seguido pelas organizações na hora de selecionar seus trainees.
Após a
contratação, o programa tem duração média de 6 meses a 2 anos. O trainee passa
por várias áreas da companhia, participando de projetos diferentes, trabalhando
com equipes diversas e realizando tanto tarefas operacionais quanto mais
estratégicas na liderança de um projeto. Isto permite que ele desenvolva uma
visão geral do negócio, passando a entender um pouco de tudo e podendo
compreender melhor as necessidades de fornecedores e clientes.
Nesse
período, a empresa passa avaliando o desempenho do trainee para no final
efetivá-lo em uma função gerencial, procurando alocá-lo na área em que se sair
melhor e que tem mais competência para realizar um bom trabalho. Por esta
avaliação ser constante, é preciso que o trainee se esforce e procure estar
sempre melhorando e se aprimorando.
As vantagens
em participar deste tipo de programa é que você inicia a sua carreira
desenvolvendo competências importantíssimas, agrega uma empresa de valor em seu
currículo e obtém um salário melhor do que aquele que conseguiria pelos canais
normais. E, o mais importante, ganha a oportunidade de crescimento que levaria
anos para conquistar entrando na organização pelo meio comum. Por isso,
aproveite o segundo semestre que é quando estes programas se iniciam para
buscar esta oportunidade única em sua carreira.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Criando Necessidades como Steve Jobs
Sei que o
tema Steve Jobs foi meio batido há dez meses, quando este veio a falecer. Foram
muitas as reportagens, crônicas, matérias e livros sendo lançados a este
respeito. Porém, faz pouco mais de um mês que eu resolvi ler o livro biografia
escrito por Walter Issacson (Steve Jobs por Walter Isaacson).
Para minha
surpresa, me peguei super entretida com o livro. Foi daqueles que a gente acaba
dormindo mais tarde, porque quer ler mais um pouquinho, quer saber o que
aconteceu depois, sabe? É um livro que retrata toda a sua trajetória
empresarial, tanto seus sucessos quanto seus fracassos. Permite-nos conhecer um
pouco de sua personalidade, o que para mim, psicóloga, é de extremo interesse.
É possível conhecer seu lado luz e seu lado sombra, tanto os seus pontos
positivos quanto aqueles negativos.
Mas, uma
questão durante a leitura me marcou bastante e é isto que eu quero dividir com
vocês hoje. Para quem leu a coluna na semana passada, é uma pimentinha que
quero introduzir nos pensamentos dos leitores.
Steve Jobs falava que se tratando de tecnologia os clientes nem sabem
que precisam de alguma coisa.
Foi assim que
ele foi criando necessidades ao criar o Iphone, Ipod e Ipad. Nós nem sabíamos
que “precisávamos” ter mais de mil músicas em um pequeno aparelho portátil. Nós
não imaginávamos como ter acesso à internet em qualquer lugar que estivéssemos
fosse tão importante. Ou então, que o modo de leitura ia ser revolucionado
desta forma com os tablets.
Mas, e o que isto tem haver com o mundo
corporativo? TUDO! Eu me pergunto: Será que é só na área de tecnologia que os
clientes não sabem do que precisam? Será que é preciso inovar e criar algo
diferente somente neste campo? Será que os clientes sabem todas as necessidades
que tem? E se sabem, será que conhecem as soluções? Será mesmo que na natureza
nada se cria, tudo se copia?
Eu acredito
que em qualquer área que estamos atuando devemos usar a nossa criatividade para
fazer diferente. É preciso pensar que qualquer empresa deve ter os seus
diferenciais para satisfazer as necessidades de seus clientes. É preciso parar
de copiar e começar a transformar.
Se pensarmos,
por exemplo, nos processos seletivos. É sabido que as empresas estão com grande
necessidade deste serviço, pois o mercado está contratando muito. Porém, o que
eu escuto é que nem sempre esses processos feitos do modo convencional são
efetivos. Será que aquela pessoa que inventar uma nova forma mais efetiva de
realizar um processo seletivo não atrairá mais clientes e criará uma nova
necessidade neste mercado? Algo até então não pensando e imaginado.
Vamos botar a
cabeça para funcionar e pensar em como inovar em nossas áreas de atuação. Como
eu posso fazer diferente? Como eu posso transformar o meu trabalho em algo
inovador? O que fazer para satisfazer cada vez mais clientes, sejam internos ou
externos? Plante as pimentinhas ao seu redor e colha diferenciais competitivos.
sábado, 18 de agosto de 2012
Sessão Eventos
Pessoal, é com muito orgulho que divido com vocês a nova sessão do blog chamada Eventos. Ali serão divulgados todos os eventos que terão a minha participação.
Convido-os a conhecer:
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
CURSO: PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Pessoal, eu e a minha colega de trabalho Gessieli organizamos este curso com muito dedicação para todos aqueles que tem dúvidas na hora se escolher o que fazer de sua profissão, não sabem montar seu currículo adequadamente e se perdem na hora de definir qual postura adotar perante ao mercado.
Confira:
Interessados podem encaminhar um e-mail para ericahalty@gmail.com
Confira:
Interessados podem encaminhar um e-mail para ericahalty@gmail.com
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Assumindo as Rédeas da Própria Vida
Muitas vezes
não percebemos o poder que temos em nossas mãos para direcionar a nossa vida
para onde queremos. As rédeas estão entre nossos dedos, basta sabermos para
onde desejamos ir e guiar nesta direção. Para isso, é preciso assumir esta
responsabilidade verdadeiramente e, assim, ampliar nossas possibilidades de
resultados assertivos e positivos.
E você, como
quer viver a sua vida? Para que direção vai levar as rédeas que está segurando?
Diante da situação apresentada pela vida, o que você quer que aconteça? Qual o
resultado que você quer obter?
O Coaching
trabalha enfaticamente com este conceito de assumir a responsabilidade. Parte
da premissa de que se o cliente continuar pensando que suas crises ou seus
problemas são decorrentes de fatores externos, não terá sucesso no processo.
Pois se o problema está fora da gente mesmo, não há nada a ser feito ou
modificado. Não é verdade?
É comum
observarmos dentro das organizações colaboradores justificando o não cumprimento
de prazos e atividades dando explicações tranquilizadoras a quem questiona.
Explicações tranquilizadoras são aquelas em que coloco a culpa fora de mim.
Tranquilizam-me, porque desta forma sou considerado “inocente”. Por exemplo:
“Eu não entreguei o relatório porque o sistema caiu, não fiz a minha parte,
pois o colega não me entregou a sua”,... Essas explicações acabam com a
possibilidade de ação e me coloco como vítima da situação, mostrando-me
impotente.
Veja a
seguinte situação, muito corriqueira no ambiente organizacional. “Meu chefe é
um injusto, não aguento mais o meu chefe, ele não me valoriza”. Provavelmente,
você já ouviu ou disse algo semelhante. Não é muito diferente dizer: “Eu não
sei como fazer para que o meu trabalho seja reconhecido”?
Na situação
número um, estou dando uma explicação tranquilizadora, tirando de mim a
responsabilidade por ser reconhecido, tornando-me vítima das circunstâncias e
fechando todas as possibilidades de ação. A mudança depende somente da
modificação de atitude do meu chefe, delegando a ele o poder que tinha em
minhas mãos, dando-lhe as rédeas da minha vida.
Já no segundo
momento, assumo minha falta de competência para ser valorizado, mas assumo o
poder para pensar e ter atitudes diferentes que serão operacionalizadas por mim
e que podem trazer o resultado que eu espero.
Mudando esta
ótica saímos da nossa zona de conforto, expandindo as nossas possibilidades de
ação e de atingir os resultados desejados. Experimente!
Assinar:
Postagens (Atom)

