quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Ótimo Ano Novo!

Amigos, parceiros e clientes, 

2012 foi o ano que aprofundamos nossos laços profissionais, nos conhecemos, pudemos fazer trocas riquíssimas que certamente nos fizeram crescer profissionalmente, como coaches, mentoras, consultoras e pessoas. Temos certeza que muitos de vocês também cresceram em alguns desses aspectos, quicá em todos, também devido a parceria profissional que fizemos.  

Estamos aqui para agradecer pela confiança, disposição, abertura e por nos possibilitar sermos mais um recurso que vocês têm para alcançarem o seu sucesso. 

Parabéns! E que venham mais alegrias, mais desafios, mais parceria e ainda mais conquistas em 2013!

Esses são os votos de Érica Halty e Gessieli Haussen!





segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Workshop Planejamento de Carreira - 2a edição


         Nos dias 9 e 10 de outubro foi realizada a segunda edição do Workshop Planejamento de Carreira. Para quem não acompanhou a coluna este é um evento ministrado por mim e pela psicóloga Gessieli Haussen para pessoas que querem fazer reflexões sobre sua carreira, assumir um novo posicionamento frente ao mercado e planejá-la de forma efetiva. Na primeira edição destaquei as principais conclusões e aprendizados dos participantes, hoje farei o mesmo com a segunda edição. Surgiram muitos pontos interessantes, como podem conferir a seguir:
·         Durante o workshop é realizada uma atividade chamada Linha da Vida. Nela os participantes são convidados a pensarem sobre eventos importantes em sua vida que tem influência hoje em suas carreiras. Ao passar para o papel, foi relatada a surpresa ao ver o quanto já se produziu. Até mesmo os participantes mais jovens começaram a ver o quanto já fizeram e investiram por sua carreira. Apreciaram colocar no papel, pois constataram que normalmente não se pensa sobre isso e a cobrança é de que sempre se está fazendo pouco. Ótimo exercício para aprender a valorizar mais os nossos feitos e sentir satisfação pelo que já se fez.
·         Uma observação interessantíssima que o grupo trouxe, até mesmo pelas suas experiências e desejos, é como o profissional atual exige flexibilidade em seu trabalho. O futuro profissional, provavelmente, não envolverá mais 8 horas de trabalho em um escritório ou empresa. O trabalho do futuro (futuro próximo) poderá ser feito home Office, no conforto do seu lar. O importante é a entrega dos resultados e não onde e nem como se está fazendo. Todos estão na procura de qualidade de vida e o profissional do futuro vai exigir (já está exigindo) esta liberdade.
·         E a conclusão mais significativa deste workshop. O sucesso não é algo estático, que se atinge em um determinado momento, um ápice. Sucesso é uma evolução, são pequenos passos, vários momentos bem-sucedidos em uma carreira. Não existe um evento específico que dirá que você agora chegou ao sucesso. O sucesso é um caminho, trilhado todos os dias e que permite que você tenha essa sensação de realização a cada passo dado.
                Interessantes e importantíssimas conclusões, não é mesmo?


domingo, 2 de dezembro de 2012

Os Motivos do Fracasso do Empreendedor


                Recentemente encerrei a leitura do livro do autor Fernando Trias de Bes, um escritor espanhol que é referência em pesquisa e em inovação em marketing. A obra em questão se chama “O Livro Negro do Empreendedor – depois não diga que não foi avisado”. Diferentemente dos livros sobre empreendedorismo, neste o autor retrata com uma boa dose de realismo por que as empresas fracassam. Segundo Fernando, o fracasso empresarial é resultado de problemas pessoais, desavença entre sócios, falta de bom senso, confiar somente na ideia, escolher uma área que você não conhece, entre outras causas ordinárias.  Compartilho algumas ideias com vocês para reflexão.
                Os motivos que levam as pessoas a empreender são, muitas vezes, lamentáveis: estar desempregado, odiar o chefe ou a empresa, ter liberdade de horário, entre outros. É preciso entender a diferença entre motivo e motivação. O motivo é uma causa que o leva a empreender, já a motivação trata do desejo de empreender. Um motivo de fracasso é empreender com um motivo, mas sem motivação. É preciso estar encantado com  o fato de empreender para ser bem-sucedido.
             Outra razão apresentada pelo autor para que um empreendimento desande é não ter caráter empreendedor. A incerteza e a insegurança fazem parte da rotina de qualquer empreendedor e aquele que sabe se movimentar nesse ambiente incerto e desfruta da situação de não saber o que acontecerá amanhã, tem muito mais chances de êxito. Empreender é uma forma de vida e se você não consegue lidar com a incerteza é preciso refletir sobre isso. Além disso, o empreendedor também percorre um caminho cheio de erros e imprevistos e, por isso, outra característica fundamental para fugir do fracasso é ser uma pessoa lutadora, que não desiste frente às dificuldades e obstáculos.
                O autor também observa que muitas pessoas agarram-se em uma ideia para tornarem-se empreendedoras e acabam falhando por este motivo. Não deposite todas as suas esperanças na ideia. O êxito está mais na forma da execução da ideia, do que nela propriamente dita. Foque em oportunidades: pense em uma ideia nova ou em como uma ideia pré-existente pode ser executada de outra forma ou lugar.
E, por fim, o motivo mais afastado da realidade para empreender é buscar equilibrar vida pessoal e profissional. O ser humano tende naturalmente a querer se sentir livre e, por isto se incomoda tanto em estar vinculado a um horário ou uma agenda. Entretanto, empreender significa diminuir significativamente a linha que separa vida pessoal e profissional. Os problemas profissionais passam a invadir sua vida pessoal quando você empreende. O seu contrato  de trabalho passa a ser de 24 horas por dia 365 dias por ano. É claro que a ideia de que você poderia tirar férias quando quiser, de que você poderia tirar folgas quando quiser, dá uma sensação de liberdade e controle sobre a própria vida. Porém, a sensação do empreender é de faltar dias e horas para trabalhar.
Portanto, ainda que não concorde com tudo o que está relatado no livro, acredito que seja uma leitura interessante, principalmente, pela visão diferenciada exposta ao longo do texto. Dificilmente nos livros existentes sobre empreendedorismo você verá os motivos que levam empresas ao insucesso. O que você vê são estatísticas de empresas que não deram certo, bem como dicas para obter o almejado êxito. Por isso, mesmo que algumas ideias possam parecer sem sentido em um primeiro momento, sugiro a leitura para aqueles que querem iniciar um negócio ou abriram um há pouco tempo, pois ter em mente estes motivos de falha é importante para evitar que aconteçam com você.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

As Pausas são Fundamentais


                   No último feriado de setembro resolvi dar uma pausa no trabalho e me desligar da rotina. Fui pra uma praia em Santa Catarina com algumas amigas passar os quatro dias do feriadão. Lá meu celular não tinha sinal e eu estava bem pertinho do mar.
                Que sensação boa poder se desligar, fazer uma pausa do dia a dia e vivenciar um momento de lazer. Não precisar olhar para o relógio, ver que está atrasada e sair correndo. Não, quando você está fazendo uma pausa você pode acordar mais tarde, tem tempo para tomar um café da manhã demorado, percebe que pode ler as revistas e livros atrasados e, ainda, se permite tudo isso.
                Não é preciso fazer uma viagem ou sair da sua cidade para fazer uma pausa. Você pode fazer pausas durante a semana de trabalho mesmo. Você pode fazer a sua ginástica deixando o seu celular desligado, se concentrando somente na atividade física que está fazendo e sentindo os benefícios que ela lhe traz. Ou ir ao Cassino no final de semana, caminhar na praia, sentir os pés na areia e na água. Observe a imensidão do mar e a paz que isto pode te trazer.
                O dia a dia no mundo moderno é muito agitado. Enfrenta-se trânsito, engarrafamento e uma corrida contra o tempo diariamente. Uma batalha para cumprir suas obrigações, demonstrar comprometimento pelo seu trabalho e equilibrar suas necessidades e compromissos.
                Você pode gostar muito do que faz, amar o seu trabalho, porém é preciso se afastar dele de vez em quando. Dar uma pausa. Olhar o seu mundo de outra perspectiva. Quando estamos envolvidos com a nossa rotina nem percebemos como as coisas realmente estão, com o que estamos satisfeitos e o que gostaríamos de modificar. É na pausa que você é capaz de olhar o seu próprio mundo de fora e analisar o quanto as coisas estão caminhando no rumo que você quer e planejou.
                Aproveite a pausa para descansar, relaxar, fazer o que gosta e para ter essa visão externa sobre você mesmo. Permita-se estes momentos para voltar ao seu dia a dia com muito mais energia e garra para batalhar pelas coisas que você tanto deseja. Além disso, faça as mudanças de rota necessárias para que você realmente siga pelo caminho que sonha para si. Altere o ritmo, troque a trilha e acerte o passo.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As Seis Necessidades Humanas


A Psicologia das 6 necessidades humanas foi elaborada por Anthony Robbins, coach, comunicador e escritor americano. Seu objetivo foi melhorar a qualidade de vida das pessoas ao identificar as suas necessidades essenciais. Seguem abaixo as 6 necessidades descritas por ele:

1.       Certeza e Conforto: Esta necessidade retrata a tendência do ser humano de evitar a dor e obter prazer, preferindo permanecer seguro e confortável a enfrentar a mudança e o desconhecido. Ter uma vida que possamos minimamente controlar dá uma sensação de segurança e é sobre isso que esta necessidade fala. Manifesta-se claramente quando permanecemos em um emprego que não nos satisfaz mais, mas temos medo de enfrentar o mercado do trabalho. Também podemos identificá-la quando se mantém um relacionamento amoroso já falido.
2.       Incerteza e Variedade: Pode parecer antagônico, mas retrata a necessidade do indivíduo de ter sempre novidades e surpresas em sua vida para gerar motivação e entusiasmo. Exemplos são viagens, novo emprego, novo relacionamento, estudar algo diferente, etc.
3.     Significância e Importância: As pessoas precisam se sentir únicas, diferentes, importantes e exclusivas. Esta necessidade pode se manifestar através do dinheiro, poder e fama.
4.       Conexão e Amor: É preciso se sentir parte, incluído, amado. Para exemplificar, estão aquelas pessoas que se utilizam de uma doença para se sentirem assim. Outra forma mais positiva de expressão desta necessidade é ter um filho, símbolo do amor incondicional.
5.       Contribuição: É quando se faz algo para o meio sem esperar nada em troca. É a necessidade de dar, ajudar, servir e fazer a diferença na vida do outro. É se realizar através da realização do outro. É necessário um esforço maior para a satisfação desta necessidade, mas o seu retorno é fantástico. Exemplos são as ações para ajudar os mais necessitados, como também o auxílio a um amigo ou familiar ou deixar um legado através de um livro.
6.       Crescimento: É mudar, expandir e melhorar. É extremamente opcional, pois envolve sair da zona de conforto, fazer coisas que não estamos acostumados a fazer e, por isso, pode trazer certa “dor”, esforço. Queremos crescer nas relações, carreira, família, dinheiro, saúde, emocional...

                Essas necessidades retratam a busca do ser humano pela felicidade. Cada pessoa expressa e satisfaz essas necessidades de maneiras diferentes: existem maneiras construtivas, neutras e destrutivas. A forma que cada um escolhe para manifestá-las irá fazer a diferença nos resultados que irá produzir para a sua vida. É preciso escolher um jeito mais harmonioso de satisfazer essas necessidades essenciais, seja mudando nossas percepções diante das situações que aparecem ou tendo ações mais positivas e assertivas.
                O objetivo de Anthony Robbins com a constatação dessas necessidades foi melhorar a qualidade de vida. Identificando qual necessidade estamos buscando satisfazer com as nossas ações e comportamentos, podemos ver se estamos procurando essa saciedade de uma forma positiva ou negativa para nós mesmos. Espero que com este artigo cada um possa pensar um pouco sobre suas ações e fazer mudanças positivas em sua vida.



sábado, 3 de novembro de 2012

Planejamento de Carreira: patrimônio pessoal



              Planejamento de Carreira é um documento escrito onde se tem relatados os objetivos profissionais futuros, sejam de curto, médio ou longo prazo. Estas metas são definidas pela própria pessoa, juntamente com o que precisa fazer para chegar aonde deseja.
                Sei que fazem somente 15 ou 20 anos que se enxerga a carreira como um patrimônio pessoal. Antigamente, os trabalhadores deixavam nas mãos das empresas o seu próprio destino. Hoje se vê o quanto é importante à condução da própria carreira. Ninguém melhor do que você mesmo para saber aquilo que sonha, o que gosta e o que faz bem.
                Mesmo assim, até os mais jovens ainda depositam na empresa o futuro de suas carreiras. “Eu quero ser gerente da área de marketing e espero que a empresa faça de mim um gerente de marketing.” Nenhuma organização existe para cuidar da sua carreira. O que as empresas modernas fazem hoje é, sim, possibilitar condições para que o seu projeto se realize. Até porque se o seu objetivo não estiver alinhado com a organização em que você está inserido, é muito provável que você troque o seu emprego.
                Comece identificando os seus pontos fortes e as suas debilidades. Quais são os meus talentos? No que eu sou bom? O que me atrapalha? O que me dificulta? Quais são os meus motivadores? Questione-se e descubra-se; autoconhecimento é o primeiro passo de um planejamento de carreira bem estruturado.
                No segundo momento é importante verificar em que ponto você está hoje. Qual é o seu ponto de partida? O que aconteceu até aqui de relevante que formou quem você é hoje, no que você trabalha e no que acredita? E agora? Qual foi a consequência dessa vivência? Quem é você hoje e como é o seu momento de vida pessoal, profissional, familiar, lazer?
                Aí sim é o momento de pensar aonde você quer chegar. Faça brilhar os seus sonhos, pense em todas as hipóteses sem colocar limitadores. O que você realmente gostaria de estar fazendo se não importasse dinheiro, família, amigos, tempo, idade? Esqueça as crenças que te paralisam e vá adiante.
                É importante para você chegar lá? O quanto é importante? E por quê? Reflita agora sobre o caminho para chegar lá. O que você precisa fazer? Quais competências precisa adquirir? Conhecimentos? Trace metas específicas, relevantes e com prazo determinado para alcançar o seu tão almejado objetivo. Pergunte-se o que falta para chegar lá e pense em estratégias para superar essas barreiras.
                Uma dica importante é estar constantemente revisando o seu plano depois de pronto, pois nós mudamos, o mercado está em movimento, os sonhos se transformam e, para cada mudança, é preciso atualizar o seu plano. E ainda mais fundamental é comemorar a cada conquista ao longo do caminho.
                É claro que não é tão simples fazer o próprio projeto de carreira, afinal estamos falando de um plano de vida. Mas com bastante reflexão e ajuda de um profissional fica mais fácil. Lembre-se: registre o seu plano no papel, este é um dos seus maiores patrimônios!




RIO GRANDE: 23 E 24 DE NOVEMBRO - WORKSHOP PLANEJAMENTO DE CARREIRA